THE GUARDIAN: ESQUERDA BRASILEIRA EXIGE QUE BOLSONARO RENUNCIE POR RESPOSTA AO CORONAVÍRUS


Presidente acusado de colocar cínica e criminalmente interesses comerciais sobre a segurança pública

Alguns dos membros mais ilustres da esquerda brasileira exigiram a renúncia de Jair Bolsonaro em uma declaração mordaz que criticou o que eles chamaram de seu tratamento cínico e criminalmente irresponsável da crise do coronavírus.

O presidente de extrema direita do Brasil enfureceu grandes setores da sociedade nos últimos dias, subestimando o vírus e minando deliberadamente os esforços para retardar seu avanço com paralisações e quarentenas.

No domingo, Bolsonaro ignorou o apelo de seu próprio ministro da saúde por distanciamento físico e chegou às ruas da capital brasileira, declarando : “Todos nós vamos morrer um dia”.

Em um manifesto publicado na segunda-feira de manhã, alguns dos mais importantes opositores políticos de Bolsonaro disseram que vidas seriam perdidas por causa de tal comportamento.

O Brasil e o mundo estão enfrentando uma emergência sem precedentes na história moderna ... [e] em nosso país, a emergência é exacerbada por um presidente irresponsável. Jair Bolsonaro é o maior obstáculo à tomada de decisões urgentes para reduzir a propagação da infecção [e] salvar vidas ”, afirmou o documento, publicado pela primeira vez no jornal Folha de São Paulo.

Eles acrescentaram: “Bolsonaro não está em posição de continuar governando o Brasil… Ele comete crimes… mente e promove o caos, aproveitando o desespero de nossos cidadãos mais vulneráveis.

“Precisamos de unidade e entendimento para enfrentar a pandemia, não um presidente que vá contra as autoridades de saúde pública e coloque seus interesses políticos autoritários acima da vida de todos os outros.

Bolsonaro é mais do que um problema político - ele se tornou um problema de saúde pública ... ele deveria renunciar”, concluíram.

"Ele precisa ser contido com urgência e deve responder pelos crimes que está cometendo contra o nosso povo."

A declaração, Brasil não pode ser destruído por Bolsonaro , foi assinada pelas principais vozes da esquerda brasileira, incluindo Ciro Gomes, Flávio Dino, Manuela d'Ávila, Fernando Haddad e Guilherme Boulos.

Ciro Gomes disse que a conduta de Bolsonaro representa "a diferença entre centenas de milhares de mortes ou dezenas de milhares de mortes no Brasil".

"Acredito que ele deve responder por crimes contra a humanidade no Tribunal Internacional de Justiça de Haia - e vou trabalhar nesse sentido", disse Gomes ao Guardian.

Questionado sobre qual era sua mensagem para Bolsonaro, Gomes disse: “Renuncie, seu homem imprudente”.

Boulos disse que o comportamento irresponsável, errático e retrógrado de Bolsonaro - que um comentarista brasileiro esta semana apelidado de "Capitão Corona" - significava que ele tinha que ir.

"Mais do que uma crise política, Bolsonaro agora representa um problema de saúde pública", disse Boulos ao Guardian. “Não vemos como Bolsonaro continuar governando o país - isso custará ao Brasil um tremendo número de vidas humanas.

Boulos alegou que o comprometimento das medidas de quarentena e de distanciamento social de Bolsonaro era em parte o resultado de ele estar em dívida com os empresários que se opunham a um desligamento porque isso significava que eles perderiam dinheiro.

Ele representa os interesses econômicos mais perversos que não poderiam se importar menos com a vida das pessoas. Eles estão preocupados em manter sua lucratividade ”, disse Boulos.

Bolsonaro rejeitou as críticas à sua resposta, que ele afirma ter como objetivo proteger os trabalhadores e a economia. "Vamos combater o vírus, mas combatê-lo como homens, não como crianças", declarou o presidente do Brasil no domingo.

Fonte:The Guardian

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.