POR TRÁS DA REVERSÃO DE TRUMP NA REABERTURA DO PAÍS: 2 CONJUNTOS DE NÚMEROS


Uma estimativa do número de possíveis mortes e pesquisas que mostraram um público cauteloso mudou, por enquanto, a abordagem do presidente à pandemia de coronavírus.

WASHINGTON - Os números que as autoridades de saúde mostraram ao presidente Trump foram esmagadores. Com o pico da pandemia de coronavírus ainda a semanas, ele foi informado, centenas de milhares de americanos poderiam enfrentar a morte se o país reabrisse cedo demais.

Mas havia outro conjunto de números que também ajudaram a convencer Trump a mudar de marcha no domingo e abandonar seu objetivo de restaurar a vida normal até a Páscoa . Consultores políticos descreveram para ele pesquisas que mostraram que os eleitores preferiam manter medidas de contenção em vez de enviar as pessoas de volta ao trabalho prematuramente.

Essas duas realidades - a terrível ameaça ao país e a cautela do público americano - provaram ser decisivas em um momento crítico na resposta à pandemia, disseram seus conselheiros. A primeira dessas duas realidades, o arco mortal do vírus, é conhecida há semanas, mesmo se desconsiderada pelo presidente quando ele estabeleceu sua meta de Páscoa. Mas o segundo dos dois anulou as suposições de Trump sobre a política da situação e restringiu, por um momento, pelo menos, sua ânsia de voltar aos negócios como de costume.

A reversão do presidente pode revelar-se um importante ponto de articulação no esforço para conter a pandemia, que, na visão das autoridades de saúde pública, evitou uma catástrofe maior. A mudança brusca de coração de Trump refletiu um presidente volátil que se desviou de uma mensagem para outra, em momentos que igualam o vírus à gripe comum que "milagrosamente" desaparece e em outros que a declaram uma guerra total que põe em perigo o país.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.