O FRACASSO DA LIDERANÇA AMERICANA NA CRISE DOS CORONAVÍRUS


Nos Estados Unidos, a epidemia está atingindo Nova York, Detroit, Chicago, Nova Orleans e Flórida. Esta crise corre o risco de acentuar o reflexo insular desenvolvido pelo governo Trump.

A onda da epidemia de Covid-19 atinge os Estados Unidos. Agora, está atingindo Nova York, mas Detroit (Michigan), Chicago (Illinois), Nova Orleans (Louisiana) e parte da Flórida já estão vendo a ameaça se tornar mais clara.

Os Estados Unidos terão que se concentrar nas próximas semanas. Portanto, a crise da saúde corre o risco de acentuar o reflexo insular desenvolvido nos últimos três anos pelo governo Donald Trump, excluindo ainda Washington do papel de metrônomo de uma ordem internacional da qual tem sido, por décadas, o principal beneficiário.

O presidente republicano deu um exemplo disso durante sua coletiva de imprensa, agora diária, em 25 de março. Uma pergunta trivial sobre a possibilidade de proibir a exportação de equipamentos médicos conduzia a uma acusação virulenta contra os aliados dos Estados Unidos, muitos dos quais na Europa estão enfrentando a pandemia. “Fabricamos o melhor equipamento do mundo e você tem pessoas como a União Européia , que não o aceitam, porque possuem especificações que não permitem a importação de nossos equipamentos (...). Eles estão jogando contra nós há anos, e nenhum presidente jamais fez nada sobre isso ” , disse ele.

"Você sabe, estamos falando de aliados. Eles tiraram vantagem de nós de várias maneiras, financeiramente e até militarmente ” , acrescentou. Esses protestos do Presidente dos Estados Unidos não são novos. O fato de serem repetidos em meio a uma explosão global sublinha a profundidade de sua ancoragem na visão mundial de Donald Trump.

Fonte: .lemonde

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.