JOVEM DE 16 ANOS MORRE NA FRANÇA VÍTIMA DO NOVO CORONAVÍRUS

Julie, de 16 anos, foi a pessoa mais jovem a morrer na França por Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus - 27/03/2020 Reprodução/Arquivo pessoal

Julie é a primeira menor de idade a morrer no país com a Covid-19; a adolescente era saudável e não pertencia ao grupo de risco

Uma jovem de apenas 16 anos está entre as novas vítimas do coronavírus na França, segundo anunciou o governo nesta quinta-feira 26. Julie (que não teve o sobrenome divulgado) era saudável e não estava no grupo de risco da Covid-19.

É um choque perder um filho, a vida perde o sentido, mas temos a obrigação de continuar”, disse a mãe de Julie, Sabine, ao jornal Le Parisien. A mulher diz que a menina nunca apresentou doenças que a colocassem entre as vítimas mais vulneráveis da Covid-19 (idosos acima dos 60 anos, hipertensos, asmático e diabéticos). “Ninguém é invencível”, afirmou.

Os sintomas da doença começaram leves: de início, a adolescente apresentou apenas uma tosse seca. Mas as condições começaram a se agravar no último fim de semana, quando seu corpo passou a produzir secreção e ela começou a perder o fôlego. Na segunda-feira 23 a adolescente consultou um clínico geral no Hospital Essone, em Paris. O médico constatou o rompimento dos brônquios e pediu a internação. No mesmo dia um teste para Covid-19 foi realizado, mas deu negativo.

A situação piorou e Julie foi transferida para o Hospital Necker, onde mais dois testes para o vírus deram negativo. A jovem seguiu internada sem assistência respiratória até que um telefonema do Hospital Essone revelou que o primeiro teste havia, na verdade, dado positivo. A francesa foi então entubada na terça-feira 24 em um respirador artificial, mas seu pulmão não resistiu.

Foi violento. Tivemos tempo de vê-la, mas depois tudo aconteceu muito rápido. Por causa das circunstâncias da epidemia, o protocolo para o enterro é muito rigoroso. Sei que é complicado, mas um pouco mais de humanidade é necessário”, disse a mãe.

O corpo será velado na segunda-feira, 30, com a presença de até, no máximo, 10 pessoas, com está previsto no decreto do governo. Em sua escola, porém, os alunos farão uma homenagem no dia 4 de maio, data em que está prevista a voltas às aulas. Eles pretendem erguer um memorial, fazer um minuto de silêncio e uma passeata usando as cores branco e vermelho.

A pandemia do novo coronavírus já atingiu mais de 160 países, infectando 549.604 e matando 24.863 pessoas, segundo a Johns Hopkins University. A França tem um total de 29.581 infectados e 1.698 mortes pela doença, com um óbito a cada 4 minutos. 

O pior cenário é o dos Estados Unidos, com 86.012 casos e 1.301 mortes, que vem seguido pela China, onde a doença se originou, com 81.897 infectados e 3.296 mortes.

Em terceiro lugar está a Itália, onde o vírus causou, até então,o maior número de mortes no mundo: 8.215 óbitos. A Espanha aparece em quarto lugar, com 64.059 casos e 4.858 mortes. No Brasil, foram contabilizadas 2.567 infecções e 61 mortes, a maioria no estado de São Paulo.

Fonte: Veja Online

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.