BAHIA BUSCA PACIENTE EM CASA E USA ATÉ AVIÃO PARA TRANSPORTAR SUSPEITO DE CORONAVÍRUS


Com a chegada do coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde tem tentado convencer estados para que sigam o padrão determinado pelo governo para atendimento de pacientes.

Há, porém, dificuldade. Na Bahia, por exemplo, a Secretaria de Saúde chegou a ir à casa de uma pessoa para realizar um exame, após ela ter sido liberada do hospital.

O indivíduo tinha sido autorizado a ir embora porque não apresentava sintomas que se enquadrassem naqueles determinados pelo governo federal para realização do teste.

Estamos fazendo a busca ativa para tentar adiar ao máximo a circulação do vírus na Bahia. Fazemos esse esforço enorme para buscar os contactantes para minimizar a chance de transmissão”, disse Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia.

O Ministério da Saúde tem dito que não tem o objetivo de identificar todos os casos de coronavírus no Brasil, concepção que ainda tem resistência em estados, preocupados em evitar a propagação da doença.

Há ainda pedidos de mudanças dos critérios determinados pelo governo para a realização de exames. Para Antonio Carlos Bandeira, infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, o governo deveria alterar o protocolo e permitir a realização de testes mesmo em pacientes que não tenham a febre entre os sintomas.

O que levantei junto ao próprio Ministério da Saúde é uma situação real. Pacientes que chegaram da Itália com sintomas respiratórios, que vêm de um país com circulação de coronavírus e não tinha uma febre naquele momento. Nessa situação, o hospital usou o critério de não ter febre para dispensar a pessoa como se não fosse suspeita e nem coletou amostra”, afirmou.

Antes mesmo do coronavírus ser confirmado no Brasil, a tentativa de controlar a doença levou a equipe de Vilas-Boas até Jacaraci (708 km de Salvador), de onde um homem com infecção respiratória grave, recém-chegado do Japão, foi transportado em um avião do estado para a capital baiana. "Na boca do Carnaval, a gente não queria deixar todo mundo na dúvida", disse o secretário.

Fonte: Bahia Noticias.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.