OS PAÍSES COM CASOS CONFIRMADOS DO CORONAVÍRUS

O novo vírus já deixou 39 mortos na China, 2 nos Estados Unidos e mais de 800 pessoas infectadas; A França anuncia os 3 primeiros casos

Segue abaixo a lista dos países que anunciaram casos de contágio de um novo coronavírus, da mesma família da Sars, desde o seu surgimento, em dezembro, em Wuhan, centro da China.

CHINA 

Mais quinze pessoas morreram e mais 180 infecções foram confirmadas na província chinesa de Hubei, disseram autoridades locais em um comunicado , um aumento dramático no número de vítimas do surto de coronavírus centrado na cidade de Wuhan, informou a agência Bloomberg.

Setenta e sete dos novos casos ocorreram em Wuhan, e o número total de mortes na província agora é de 39. As autoridades chinesas bloquearam as viagens públicas na cidade e em várias áreas vizinhas, em um esforço para conter a propagação da infecção.

No total, mais de 800 pessoas foram contaminadas na China, 177 delas estão em estado grave. As autoridades também estão monitorando 1.072 casos suspeitos.

As autoridades de saúde de todo o mundo esperam mais casos e mortes, embora o aumento dramático na contagem possa aumentar o medo de que o surto seja pior do que se pensava inicialmente.

HONG KONG

Duas pessoas que estiveram recentemente em Wuhan tiveram resultado positivo nos testes em Hong Kong, onde foram hospitalizadas.

MACAU

As autoridades de Macau anunciaram em 22 de janeiro um primeiro caso confirmado nesta região semiautônoma chinesa. É uma empresária de 52 anos que chegou três dias antes de trem da cidade vizinha de Zhuhai.

ESTADOS UNIDOS 

Um homem que estava na região de Wuhan foi hospitalizado em Everett, perto de Seattle (costa oeste), onde chegou em 15 de janeiro. Ele entrou em contato com os serviços médicos em 19 de janeiro, após sentir os primeiros sintomas. Uma sexagenária que voltou de Wuhan em 13 de janeiro e vive em Chicago também está infectada com o coronavírus chinês, no segundo caso confirmado no país. As autoridades informaram que há mais 50 casos sob observação.

JAPÃO 

Dois casos foram registrados no Japão. O primeiro paciente é um homem que teve que ser hospitalizado em 10 de janeiro devido a febre alta e outros sintomas. Ele tinha acabado de passar alguns dias em Wuhan. O segundo caso é também de um homem, residente da cidade chinesa e que chegou ao território japonês no dia 19 de janeiro.

SINGAPURA 

Tem três casos confirmados. Nesta sexta-feira, as autoridades informaram dois casos.

O primeiro caso de coronavírus foi anunciado em 23 de janeiro. Um homem de 66 anos residente de Wuhan, que chegou três dias antes com febre e tosse.

COREIA DO SUL

Até agora, existem dois casos confirmados. O ministério da Saúde mencionou um homem de 50 anos que trabalhava em Wuhan e começou a ter sintomas há alguns dias. Seu diagnóstico foi confirmado nesta sexta-feira.

Em 20 de janeiro, o primeiro caso foi confirmado, uma mulher de 35 anos que viajou para Wuhan.

TAIWAN

O primeiro caso registrado em Taiwan é o de uma mulherque chegou em 20 de janeiro de Wuhan, onde mora, com febre, tosse e dor de garganta, no aeroporto de Taoyuan, em Taipei.

TAILÂNDIA 

O primeiro caso de contaminação do coronavírus fora da China foi registrado na Tailândia em 8 de janeiro. No total, a Tailândia confirmou quatro casos de coronavírus, três deles em cidadãos chineses de Wuhan. A eles se juntam um tailandês de 73 anos que viajou para Wuhan.

Dois dos pacientes chineses foram tratados e já viajaram de volta ao seu país.

VIETNà

Dois chineses, um homem que chegou em 13 de janeiro de Wuhan e seu filho, morador da cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietnã, foram hospitalizados, em 17 e 18 de janeiro, respectivamente, em território vietnamita depois de seus testes de coronavírus darem positivo, anunciaram as autoridades em 23 de janeiro.

NEPAL

As autoridades sanitárias do Nepal confirmaram nesta sexta-feira que um estudante que retornou de Wuhan, na China, deu positivo para o novo coronavírus, tornando-se o primeiro país do sul da Ásia a relatar a doença mortal. O estudante de 32 anos chegou ao Nepal em 9 de janeiro e entrou no Hospital de Doenças Infecciosas e Tropicais de Sukraraj, em Katmandu, quatro dias após apresentar febre e relatar problemas respiratórios.

FRANÇA 

A França anunciou na sexta-feira seus três primeiros casos confirmados do coronavírus, com um paciente sendo hospitalizado em Paris e outro na cidade de Bordeaux.

A França é o único país europeu a registar a presença da nova pneumonia viral que se assume cada vez mais como uma ameaça global. Os primeiros caso franceses foram registrados em Paris e Bordeaux. Os pacientes estiveram na China. Uma terceira pessoa foi agora diagnosticada também na capital francesa.

De acordo com a ministra da Saúde, Agnès Buzyn, as autoridades sanitárias procuram agora reconstituir o histórico desses pacientes para identificar todas as pessoas que estiveram em contato com eles. “É necessário enfrentar uma epidemia como se combate um incêndio, ir rapidamente à sua origem [e] circunscrevê-la tão rapidamente quanto possível”, destacou a ministra.

Mais cedo, a instituição de caridade SOS Medecins disse que tratou um paciente de origem chinesa que apresentava sintomas de febre e que disse ter estado em contato com pessoas da província de Wuhan, na China, epicentro do surto do coronavírus.

Fonte: Exame

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.