DURANTE O OUTUBRO ROSA, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DESENVOLVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO CRAM BARREIRAS


Como parte das atividades desenvolvidas em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou, na quarta-feira (23), uma palestra na sede do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). Com o tema “A importância dos cuidados na saúde da mulher”, muitas mulheres vítimas de violência doméstica puderam aprender a fazer o autoexame na mama, ouvir as recomendações sobre prevenção, autocuidado e sintomas do câncer de mama e colo de útero.


No espaço externo, o destaque ficou para a decoração em rosa que colore a campanha, tudo preparado pela equipe multidisciplinar que acompanha as mulheres assistidas. O laço rosa foi distribuído juntamente com um cartão de incentivo e um brinco de pérolas oferecido pela palestrante Dra. Fabiany Romeiro, como representação da força das mulheres que mesmo machucadas, conseguem superar as adversidades e buscar o resgate da autoestima. 


Dra. Fabiany que é ginecologista, abordou questões da saúde da mulher, física e emocional, exames de mamografia, orientações sobre o autoexame e câncer de mama. “Esse encontro é muito importante, porque precisamos incentivar em todas as mulheres os cuidados e autoexame durante o ano inteiro. Sabemos que em situação de violência doméstica, abalada emocionalmente, ela esquece de si e acaba deixando de lado esses cuidados com a saúde. Conversamos e falamos de saúde feminina, de valorização pessoal, incentivando que elas busquem auxilio com a equipe multidisciplinar do CRAM, que também pode auxiliar”, destacou a palestrante.


Usuária do CRAM, a dona de casa, M.S., aprovou a iniciativa. “Quando a gente recebe um folheto ou participa de alguma palestra que fala sobre o assunto, na hora a gente para e pensa se está se cuidando. Sem falar que os serviços também são bem-vindos, já que aproveitei minha vinda ao CRAM para tirar minhas dúvidas com a ginecologista e com a advogada, durante essa ação da Prefeitura”, comentou.


A coordenadora e psicóloga Fabíola Bonfim lembra que as atividades, além de conscientizar, também têm o intuito de fortalecer o vínculo de confiança para a eficácia do trabalho da Rede Municipal de Proteção à Mulher. “Promovemos todo o cuidado com a nossa equipe multidisciplinar para acompanhar essas mulheres durante o ano inteiro”, destacou a coordenadora. “Nós estamos chamando a atenção para o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma, com ações que contribuem desde à elevação da autoestima à conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer, que acomete principalmente mulheres entre 40 e 69 anos. Agradecemos a participação da Dra. Fabiany que nos ajudou a preparar esta tarde especial”, completou Fabíola.

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Barreiras.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.