PROCISSÃO E CELEBRAÇÃO DO ENCERRAMENTO DA ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE 2019 REÚNE MAIS 50 MIL PESSOAS EM BOM JESUS DA LAPA




Aproximadamente 50 mil pessoas participaram nesta domingo(15) da procissão e celebração do encerramento do “Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade 2019”, em Bom Jesus da Lapa. Com o tema: “Nossa Senhora da Soledade e as obras de misericórdia, cada fiel é convidado a refletir sua atitude de fé e compromisso com Deus e os irmãos”. Os fieis acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Soledade pelas ruas da cidade em uma grande procissão até a praça da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, onde aconteceu o encerramento do evento com uma celebração.


Foram sete dias de preparação, que representaram as “7 dores sofridas por Maria no massacre ao seu filho. Ou seja, sofrimento que levou a vitória final. Mostrando que não há vitória sem luta, não há conquista sem desafios(cruzes)”. Esse período foi marcado por várias missas e momentos de devoção dos romeiros.


“Eu estou vindo para a Romaria de Nossa Senhora da Soledade há mais de 15 anos. Venho agradecer por tantas coisas boas que ela tem concedido a minha família. Esse ano foi diferente, porque minha família superou tantas dificuldades no último ano, que graças a nossa fé, temos recebido tantas graças. Só nos resta agradecer, e não deixar de vim neste espaço sagrado e colocar a nossa fé, por ser mais um momento que nos fortalecer a continuar acreditando e tendo esperança”, disse dona Ana Ferreiras, de 62 ano, da região de Montes Claros, que participou dos últimos três dias de novenário e da procissão.


A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, e teve a presença de peregrinos de diversas partes do país. Durante a procissão, nossa reportagem conferiu a participação de diversos fiéis. Entre os relatos, o de que a participação na romaria é uma forma de agradecer e manter viva a chama da fé.


De acordo o Comandante da 38ª CIPM, Tenente coronel Luiz Augusto Normanha de Carvalho e a Secretária Municipal de Turismo, Edna Oliveira, mais de 400 mil pessoas passaram pela cidade nos durante os 7 dias de evento, e nem uma ocorrência foi registrada.


Já o número de participantes da procissão e durante a celebração na Esplanada do Bom Jesus da Lapa, contou com a presença de mais de 50 mil pessoas, superando os últimos anos, segundo o Tenente coronel Normanha.

A devoção à Nossa Senhora da Soledade tem origem no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Maria sofreu muito e nada se compara à dor que sentiu quando viu seu filho sofrido, torturado, coroado de espinhos e carregando uma pesada cruz – dor tão profunda que até hoje nos faz refletir, quando temos as nossas próprias dores.

Por essa passagem, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da Soledade – palavra que significa saudade, tristeza, solidão. Nossa Senhora da Soledade é também conhecida como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora do Pranto e Nossa Senhora do Calvário.




Fonte: Bom Jesus da Lapa Notícias

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.