SECRETARIA DE SAÚDE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DIVULGA RESULTADO DO TERCEIRO LIRAA DE 2019


A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães realizou entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, o terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. Os agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde visitaram 2.210 imóveis em todos os bairros do município.

A pesquisa identificou um índice de infestação de 0,2%, resultado considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde, pois está abaixo de 1%. Nos resultados anteriores, a cidade apareceu com 4% e 3,6% de infestação, respectivamente.

Este estudo é realizado a cada dois meses, com o objetivo de identificar as áreas de maior ocorrência e criadouros predominantes, que indicam o risco de transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus, além de promover orientações para a população sobre os perigos dessas doenças.


Para a gerente de Epidemiologia, Cristina Barreto, apesar do LIRAa ter apresentado um ótimo resultado, todo cuidado é pouco para evitar que a cidade entre em alerta novamente.

Nós estamos no período de seca e isso contribui bastante para a diminuição da proliferação dos mosquitos. A prefeitura também está realizando um trabalho consecutivo de recolhimento de lixo, entulhos, mutirões e ações educativas que tem contribuído para essa queda. Entretanto, é importante que a população se mantenha atenta! A maior quantidade de criadouros que encontramos, sempre é na casa ou no lote do próprio morador”, pontuou Cristina.


Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Tampar tonéis, caixas d’água e lixeiras; manter as calhas sempre limpas; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; retirar a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; são algumas medidas eficazes que os moradores devem adotar para evitar a doença.

Ascom.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.