JUSMARI SAÚDA ANIVERSÁRIO DE COCOS


A deputada Jusmari Oliveira saudou o aniversário de emancipação política do município de Cocos com uma Moção de Aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira, 14 de agosto.


De acordo com a parlamentar, Cocos é um município com um grande potencial e que vem se expandindo na agricultura com tecnologia de ponta e se fortalecendo cada vez mais na pecuária. Também se destaca pelo seu patrimônio ambiental e pela beleza dos seus rios que atraem visitantes de várias partes do País. Jusmari  utilizou dados históricos catalogados pelo  IBGE relatando que a região era primitivamente habitada pelos índios caiapós. A primeira penetração no território se deu em 1711 pelo bandeirante Manoel Nunes Viana, em busca das minas de ouro do rio das Velhas. Após vencer a resistência dos caiapós, Nunes Viana estabeleceu sua base de operações próxima à foz do Rio Carinhanha, tornando o local centro de intercâmbio entre a Bahia e Minas Gerais. Mais tarde, aventureiros se fixaram às margens do Rio São José, formando um arraial, posteriormente denominado Cocos. O povoado desenvolveu-se em função da agropecuária. Em 1931, criou-se o distrito subordinado a Carinhanha. O topônimo originou-se da existência da grande quantidade de coco babaçu existente na região. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Carinhanha o distrito de Cocos. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Cocos figura no município de Carinhanha. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cocos permanece no município de Carinhanha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Elevado à categoria de município com a denominação de Cocos, pela lei estadual nº 1025, de 14-08-1958, desmembrado de Carinhanha. Sede no antigo distrito de Cocos. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1959. 

“Pela força do seu povo, pela sua agricultura e pela sua pecuária, bem como pelo seu extraordinário acerco ecológico e ainda pela beleza dos seus rios, Cocos é um Município que, a cada dia, ganha um lugar de destaque no Oeste da Bahia.” finalizou a deputada.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.