BARREIRAS: CÂMARA DE VEREADORES CONVOCA SECRETÁRIO PARA FALAR SOBRE SITUAÇÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO


A sessão desta terça-feira, 20, contou com a participação do secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, que foi convocado pela Casa para prestar esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido no município, em virtude de solicitações feitas pela população que faz questionamentos sobre a oferta de serviços. 

Durante a sessão os vereadores fizeram perguntas referentes ao funcionamento da Unidade Básica de Saúde Emily Raquel e do Hospital Eurico Dutra, e quiseram saber sobre a marcação de consultas e exames; o número de cirurgias destinadas aos pacientes e o motivo das filas de espera; a pactuação entre municípios; a dificuldade em atender pessoas que não pertencem a determinado Posto de Saúde da Família, caso haja necessidade; a falta de agente de portaria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA); cadastramento do cartão do SUS e como está a participação do município no auxílio às pessoas que têm câncer e que precisam de atendimento fora do domicílio. 


O Secretário Anderson Vian, fez uma explanação mostrando os investimentos feitos pela atual gestão usando recursos federais, estaduais e recursos próprios do município. De acordo com ele, o atendimento básico correspondente a 2017 foi superior aos três últimos anos da administração anterior. Hoje a cobertura da atenção básica, que era de 39,93%,chega a 63,28%, e a meta da Secretaria de Saúde é ampliar os números em mais 5% até o final do ano. No primeiro quadrimestre de 2019 foram investidos cerca de 15 milhões de reais na saúde, o que representa uma aplicação de 18% dos recursos destinados para os gastos na área, mais do que o previsto em lei, que são 15%. 

O secretário também fez um balanço da produção ambulatorial, referindo-se às ações de promoção e prevenção à saúde; procedimentos clínicos e cirúrgicos e distribuição de medicamentos, onde foram gastos mais de 1 milhão de reais, e mostrou os investimentos feitos em produção hospitalar que também refere-se a procedimentos clínicos e cirúrgicos, por exemplo. Detalhou os mutirões de cirurgias e assistência farmacêutica. Informou ainda números da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. 


Sobre o Hospital Eurico Dutra, Anderson Vian afirmou que a Unidade está funcionando,inclusive, foi equipada com mais 10 leitos. Já a Unidade Básica de Saúde Emily Raquel ampliou a capacidade de atendimento para 17 mil pessoas por mês, incluindo crianças, adultos e idosos. Para ele, este foi um grande avanço porque atualmente são oferecidos atendimentos clínicos, odontológicos, preventivos e pré-natal. 

O secretário encerrou a exposição falando das metas que a gestão pretende alcançar até o final do ano. Dentre elas estão: ampliação em 30% da oferta de exames laboratoriais; aquisição de móveis e equipamentos para atender a gestão do SUS, programas da Atenção Básica e programas vinculados a atenção especializada, além de aumentar a oferta dos serviços especializados de saúde bucal.

Ascom. Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.