SEGUNDA TURMA DO CAPACITA SUAS REÚNE MAIS DE 600 PESSOAS EM SALVADOR


Com aproximadamente 648 participantes, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) realiza a segunda etapa do Capacita SUAS, curso destinado a gestores, profissionais e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUAS). O curso acontece até sexta-feira (2), na Universidade Federal da Bahia, no bairro de Ondina, em Salvador. 

Para acompanhar a atividade, o secretário Carlos Martins esteve no local, na manhã desta quarta-feira (31), onde visitou as salas de aula, conversou com professores e alunos, sempre destacando a importância do fortalecimento do SUAS e da rede de assistência social do Estado da Bahia. 


Para Carlos Martins, diante da grave crise econômica e social vivida pelo Brasil, a equipe técnica e gestores da assistência social têm um compromisso ainda maior com a sociedade. "Só existe um caminho para diminuir a desigualdade social: o fortalecimento do SUAS. Construindo projetos de ação efetiva, usando a criatividade e não desanimando diante das dificuldades econômicas", disse ele.  

O secretário ainda chamou atenção para a necessidade de reforçar a atuação no atendimento das pessoas que mais precisam. "Somos um time em favor de quem mais precisa e continuar na trincheira da luta é fundamental, por isso vamos nos esforçar ainda mais para melhorar a nossa intervenção, trocar experiências, nos capacitar e usar os recursos de maneira mais eficiente, eficaz e efetiva", complementou.

Durante uma semana, os participantes tiveram aulas focadas em temas como Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais das SUAS; Atualização para Elaboração de Planos Sociassistenciais; Atualização em Vigilância Sociassistenciais; e Introdução ao Exercício do Controle Social. 


Para a professora Jucileide Ferreira, que ministra o curso de Controle Social, "uma atividade do porte do Capacita SUAS fortalece os trabalhadores, gestores e conselheiros da assistência social. Aqui fazemos uma discussão técnica sobre a política de assistência social e a forma de operacionalização dela. Então, esse é um momento importantíssimo, que materializa processos de trabalho, além de atualizar, fornecer informações e integrar equipes de trabalhadores e gestores".

Já para a psicóloga Monalisa Cirino, integrante do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista, que acompanhava as aulas de Controle Social, "essa é uma capacitação que vai apoiar a minha atuação em campo e no meu fazer enquanto Conselheira, então é fundamental". 


Durante toda a visita, o secretário esteve acompanhado por Aline Araújo, superintendente de Assistência Social da SJDHDS em exercício, e Gabriele Rocha, coordenadora da Gestão do SUAS da SAS/SJDHDS. 

Fotos: Michele Brito/Ascom SJDHDS

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.