SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BARREIRAS PARTICIPA DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PARA MULHERES EM SALVADOR


A secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo, juntamente com a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM, Fabíola Bomfim, a psicóloga Kauane Bastos e a Tenente PM Nina Marques da Ronda Maria da Penha de Barreiras, estão participando do Seminário de Políticas para Mulheres no auditório do Hotel Vila Mar em Salvador.

O evento que acontece nos dias 15 e 16 de julho, com foco na capacitação de gestores da Rede de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência foi idealizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), com a presença da socióloga e ex-ministra da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que na palestra de abertura, abordou os avanços e desafios na área, com a participação das titulares da pasta nos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraíba.


Entre as palestrantes convidadas, a gerente de Projetos da ONU Mulheres Brasil, Ana Claudia Pereira, apresentará nesta terça-feira, 16, a Estratégia 50-50, compromissos assumidos por mais de 90 países visando a promoção da igualdade de gênero. A Estratégia 50-50 foi lançada em 2015 em apoio Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que têm 17 objetivos globais para a promoção do desenvolvimento e a erradicação da pobreza.

A coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim reforçou a importância da capacitação e as temáticas das oficinas que terão um impacto positivo na rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. “Esse compartilhamento de informações nos ajudará muito no dia a dia no acompanhamento às mulheres vítimas de violência. Com certeza, todas as atividades do seminário contribuirão para o fortalecimento da rede em toda a Bahia, assim como na efetivação de políticas integradas, principalmente voltadas para a municipalização das políticas para as mulheres”, salientou a coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim.


O seminário reúne representantes de mais de 130 municípios baianos, de 22 Territórios de Identidade, entre eles: secretárias municipais de ação social, prefeitas, representantes dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAMs), Núcleos de Atendimentos às Mulheres (NAM), entre outros órgãos que integram a Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência.

Acompanhando o seminário, a secretária Karlúcia Macêdo elogiou o evento citando as ações inclusivas e protetivas, que englobam o atendimento do CRAM e Ronda Maria da Penha. “O enfrentamento e combate a violência contra à mulher tem sido uma luta diária em Barreiras, e estamos firmes com a equipe do CRAM, Delegacia da Mulher e Ronda Maria da Penha. Em pouco tempo, já obtivemos resultados positivos, por isso esse seminário facilitará ainda mais as tratativas das questões protetivas para um atendimento efetivo e de excelência, atualizando o conhecimento sobre violência, patriarcado, gênero e políticas públicas”, disse a secretária Karlúcia.


Além de palestras, os participantes terão oficinas de capacitação nos seguintes temas: raça, gênero, políticas públicas e orçamento, rede de enfrentamento e atendimento à mulher em situação de violência, ministrada pela equipe técnica da SPM-BA. O seminário faz parte de ações previstas em convênio firmado em 2012 entre a SPM-BA e o Governo Federal.

Dircom.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.