NOVENÁRIO AO BOM JESUS DA LAPA ATRAI TURISTAS DE TODO PAÍS PARA A REGIÃO


Referência do turismo religioso na Bahia, Bom Jesus da Lapa deve receber cerca de 650 mil visitantes para a sua 328ª romaria. O novenário teve início no domingo (28) e movimenta a cidade até segunda-feira (5). O auge das comemorações será na terça-feira (06), quando acontece a Festa do Senhor Bom Jesus.

Para o dia 6, a programação prevê missa solene, a partir das 7 horas. A celebração prossegue até 17h e inclui procissão. Viajantes de todo Brasil participam da romaria e aquecem a atividade turística da cidade, situada às margens do Rio São Francisco.


O padre João Batista Alves, reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, informa que o público é constituído por pessoas vindas de todos os estados brasileiros, “com predominância das cidades da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins”.

Ainda de acordo com ele, tanto a cidade quanto o Santuário escrevem as linhas da história do turismo religioso no país. “É um espaço consolidado há mais de 300 anos no Brasil. Temos uma grande responsabilidade em sistematizar e organizar a história secular do povo brasileiro”, disse.

Segundo a Secretaria do Turismo de Bom Jesus da Lapa, a média de turistas na cidade aumentou em 15% nos últimos três anos. O turismo religioso é o carro- chefe: representa 70% da renda da capital baiana da fé.

As festas religiosas do município, que chegam a receber dois milhões de pessoas por ano, geram emprego, renda e movimentam bastante o setor hoteleiro. De acordo com Maíla Ferreira, do Palace Hotel, o estabelecimento está com 100% de ocupação para o período. “Desde a semana passada, temos todos os apartamentos reservados para esse período”, afirmou.

Ações para o fortalecimento do Turismo Religioso é uma das prioridades da Setur, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, que tem dialogado com a Arquidiocese de Salvador, dentre outras lideranças.

Estamos atentos às demandas da capital e dos diversos municípios onde ocorrem importantes manifestações religiosas. Este segmento oferece excelente perspectiva de expansão. Nosso objetivo é roteirizar, promover avanços e movimentar a economia”, resumiu. Setur

Fonte: BJL Noticias.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.