MAIS DE 5 MIL ESTUDANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DO SIMULADO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SAEB 2019, EM BARREIRAS


A Secretaria de Educação, Cultura, e Esporte e Lazer de Barreiras aplicou nestas terça e quarta-feira, 16 e 17, os simulados da prova do Saeb para mais de 5 mil alunos. A partir de agora, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, também conhecida como Prova Brasil) deixam de existir com essa nomenclatura e todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb, desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicadas em escolas públicas de todo o Brasil, com objetivo de fazer um diagnóstico da educação básica no país.

Essa é a quinta edição do simulado da rede municipal de ensino de Barreiras, que também será aplicado nas escolas do campo, de 18 a 26 de julho. Participaram em dois dias de simulados as turmas de 2º ano que responderam 40 questões de múltipla escolha e três de escrita, os alunos do 5º ano responderam 44 questões e do 9º ano responderam 52 questões de múltipla escolha com abordagem nos assuntos de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, referentes à resolução de problemas.


Esse acompanhamento faz parte de um cronograma pedagógico, elaborado pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação, voltado à preparação dos estudantes para Prova Saeb, que será realizada em outubro de 2019. O exame tem o objetivo de preparar os estudantes para avaliações complexas que necessitam de habilidades e competências, principalmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, para estudantes do ensino fundamental.

Estas mudanças estão dentro do compasso da avaliação educacional com a implementação da BNCC. Estamos acompanhando passo a passo o desenvolvimento dos nossos estudantes, e é muito importante esse processo de conscientização sobre a avaliação, que farão no fim do ano. Esse simulado também ajudará as escolas a sinalizarem os indicadores que precisam melhorar e o trabalho feito em sala de aula com os descritores da Prova Saeb. Enfim, a avaliação nos ajuda a visualizar de forma real como os nossos estudantes estão e o quanto a escola pode melhorar”, enfatizou a secretária de educação, Cátia Alencar.


Avaliação

Teve estudante que tirou de letra e disse que o simulado não estava tão difícil quanto imaginava. Esse foi o caso de Lorena da Silva, 10 anos, do 5º ano, que enfatizou que estava muito tranquila durante a avaliação. “Eu achei a prova fácil e leve. Até consegui fazer a prova tranquila e acredito que me saí bem”, destacou.

Depois do período de avaliação a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação fará uma análise minuciosa a partir dos resultados de cada escola e estudante, e em seguida dará uma devolutiva para as unidades, sinalizando, por exemplo, determinados conteúdos que precisam ser mais trabalhados em sala de aula.

Dircom

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.