GOOGLE REMOVE SETE APLICATIVOS QUE ESPIONAVAM APARELHOS DE VÍTIMAS


Aplicativos russos rastreavam em tempo real e enviavam as informações para o e-mail do stalker e foram baixados mais de 130 mil vezes por usuários de Android

Sete aplicativos presentes na Play Store utilizados para rastrear smartphones foram identificados e denunciados ao Google pela empresa de segurança Avast. Os apps localizavam e enviavam dados em tempo real a partir dos aparelhos Android nos quais estavam instalados.

Coletivamente, os aplicativos foram baixados mais de 130 mil vezes por usuários do Android, os aplicativos mais populares foram o SMS Tracker e o Spy Tracker, cada um com 50 mil downloads. Outros aplicativos removidos incluem o Employee Work Spy, o Phone Cell Tracker, Mobile Tracking, Spy Kids Tracker e o Track Employees Check Work Phone Online Spy Free.

Esses produtos, de acordo com a Avast, instruíram os stalkers (perseguidores) sobre como instalar os aplicativos no telefone da vítima, e como excluir qualquer evidência de que há algo instalado, como a remoção do ícone do app. Desta forma, a vítima não tinha nenhuma indicação de que estava sendo observada.

Os aplicativos enviariam informações sobre a vítima ao e-mail do stalker, incluindo dados como histórico de mensagens de texto, localização, seus contatos e registros de chamadas. O que representa para as vítimas grave violação de privacidade e o que poderia acarretar riscos de segurança pessoal no caso de companheiros possessivos ou pessoas perigosas, por exemplo.

"Esses aplicativos são altamente antiéticos e problemáticos para a privacidade das pessoas e não devem estar na Google Play Store. Eles promovem comportamento criminoso e podem ser abusados por empregadores, perseguidores ou parceiros abusivos para espionar suas vítimas", alertou Nikolaos Chrysaidos, chefe de inteligência de ameaças móveis e segurança do Avast. 

O Google já removeu os aplicativos da loja oficial, porém a empresa de segurança lembra que é muito importante que as pessoas verifiquem se não há nada de anormal instalado em seus aparelhos. Essa verificação pode ser feita em "Configurações" do aparelho e na listagem de aplicativos instalados.

Via: SlashGear

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.