BARREIRAS: FUNDAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BENTO DE FREITAS, 24 ANOS DE TRADIÇÃO NO BAIRRO CASCALHEIRA


Esta instituição foi fundada em 1991, na gestão do prefeito Paulo Braga, recebendo o nome de Escola Municipal da Cascalheira, em homenagem ao bravo povo da comunidade. Dessa forma, aos vinte e seis dias do mês de maio de mil novecentos e noventa e um a escola foi inaugurada. Naquela época funcionando apenas com quatro salas nos turnos matutino e vespertino, de alfabetização à 2ª série, com um total de 276 alunos.

A demanda era grande por vagas, pois não havia nenhuma escola no bairro, então alugaram uma casa na Vila dos Funcionários, onde a escola funcionou provisoriamente.

A Escola Municipal Antônio Bento de Freitas está situada na Rua E, s/n, bairro Cascalheira, na cidade de Barreiras – Bahia.

No ano de 1995, na gestão do prefeito Saulo Pedrosa, com o objetivo de excluir o anexo que funcionava na Vila dos Funcionários, a Escola Municipal da Cascalheira foi ampliada com a construção de duas salas de aula e um almoxarifado,que hoje funciona como sala de direção/coordenação.

Nessa perspectiva, oportunizou a ampliação do número de vagas oferecidas aos alunos, perfazendo um total de 312 alunos, distribuídos nos turnos matutino e vespertino, de 1ª a 3ª séries. Com a ampliação do prédio, no dia 13 de julho de 1995, a escola passou a ser denominada Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, através do Decreto nº 248/95. A reivindicação feita pela senhora Francisca Barroso Lima, que na época era vereadora e residente na Vila dos Funcionários, em homenagem ao ex-funcionário público do 4º BEC – Quarto Batalhão de Engenharia e Construção, Sr. Antônio Bento de Freitas. Este nascido em 07/07/1917 em União – Piauí, filho de João Bento da Silva e Idalina Rosa de Lima. O Sr. Antônio Bento de Freitas era casado e faleceu em 07 de fevereiro de 1991.

O referido estabelecimento de ensino após muitos anos necessitando de reforma, recebeu no primeiro semestre de 2007, ações mínimas e pontuais de pintura, retelhamento e alguns reparos na parte elétrica e hidráulica.

No final do ano de 2008, a escola foi contemplada com a adesão ao recurso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) destinado ao investimento na formação continuada do corpo docente por meio de estudos e oficinas pedagógicas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como na desocupação de uma das salas de aula para instalação de uma sala de leitura e vídeo. Ação voltada para o melhoramento do desempenho e aprendizagem dos educandos.

No segundo semestre deste ano de 2009, a escola foi novamente contemplada com mais um recurso do PDE. Devendo, ser empregado em ações que promovam a acessibilidade e inclusão dos alunos com necessidades especiais à escola como também, preparar uma sala de aula para receber um laboratório de informática, este por meio de um programa do governo chamado de PROINFO. Sendo extinto e desativado no ano 2015 quando deixou de funcionar. 

Com a redução das salas de aula, a escola perdeu na quantidade de alunos, porém, ganhou na qualidade do ensino, materiais e ambiente adequados ao atual corpo discente e docente.

Entendemos que outras gestões a escola ficou esquecida e praticamente invisível no tocante à assessoria administrativa e pedagógica levando ao acúmulo de problemas sistêmicos que demoraram para ser solucionados. 

Cada governo tem suas prioridade, e na gestão Zito Barbosa, quando nossa Escola foi inserida na lista para ser a quinta a ser totalmente reformada foi um momento de grande alegria e expectativas para poder oportunizar mais dignidade e garantia de direitos às crianças do bairro Cascalheira . A reforma trouxe: piso com cerâmica, portas e janelas novas, forro, climatização, novas lousas, Carteiras novas, requalificação total das salas de aulas, sala de coordenação, Cantina, depósito, almoxarifado, Banheiros, vestiário, secretaria e sala de direção e cobertura de um doa pátio. Somos muito grata a atual gestão que no dia 05 de Março de 2018 na Reinauguração. 

Com o trabalho sério e competente da Secretaria de Educação, Cultura, esporte e lazer, a moralização do currículo Municipal e de demais documentos essenciais para a sistematização de um trabalho Pedagógico eficiente. Temos todas as ferramentas para obtermos o sucesso que com certeza será fruto do trabalho árduo desenvolvido pela equipe de gestão, coordenação, corpo docente e demais funcionários.

**QUANTO A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR,
A ESCOLA TEVE COMO GESTORES* :* 


 Creusa Maria Magalhães – 1991-1992
 Maria Aglair de Souza Mendes – 1993 – 1998
 Rochelane Costa - 1999
 Hosana Barroso Lima - 2000
 Maria Aglair de Souza Mendes – 2001 – 2004
 Maria Amélia Gonçalves Mariano – 2005 – 2006
 Neuraci de Brito Hermino- 2007- 2010
 Maria de Fátima Rodrigues da Silva- 2011 – 2012
 Roseni Pereira da Silva 2013 _ 2014
 Maria de Fátima Rodrigues 2015_ 2016
 Tatiana Maria dos Santos 2017 _ 2018
 Tatiana Maria dos Santos 2019 _ 2020

Atualmente, a Escola Municipal Antônio Bento de Freitas conta com 26 funcionários. Tem como diretora Tatiana Maria dos Santos e como vice-diretora Cleonice Costa Lima, que assumiram a administração desta unidade escolar em 05/01/2019 e como secretária MARIA DO CARMO MATOS. E como coordenação pedagógica a professora Aurea Sales desde setembro 2018.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.