SEMINÁRIO DISCUTE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL NA UFOB


A transparência e a participação social na gestão pública são práticas cada vez mais cobradas pela sociedade que estão sendo incorporadas como política de Estado. A aprovação da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), promoveu uma série de normatizações a fim de tornar a administração pública mais transparente.

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a Ouvidoria, a Política de Dados Abertos e o Programa de Integridade foram importantes ferramentas implementadas no escopo da LAI, que demandaram das instituições um novo arranjo organizacional para assegurar o cumprimento da lei, concretizar o acesso aos dados e combater a corrupção.

 Na UFOB, vários canais de transparência e controle social estão em funcionamento. 

Para ajudar a difundi-los, apresentar os resultados para a comunidade acadêmica e a sociedade e capacitar os atores interessados, será realizado o I Seminário de Transparência e Controle Social da UFOB, nos dias 9 e 10 de abril de 2019, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

O evento, que é aberto à comunidade, terá carga horária de 20h e contará com palestras, transmitidas ao vivo pelo Youtube, e oficinas. Confira a programação e um resumo das oficinas abaixo.


Oficina de Mediação de Conflitos
Ministrante: Maria Victória Borja, professora do curso de Direito da UFOB
Terça (9/4), das 14h às 18h, Auditório do Pavilhão 2

Abordará temas relacionados à prevenção e transformação de conflitos, especialmente no contexto da universidade, buscando demonstrar de forma prática como a mediação pode substituir os processos adversos de solução de conflitos cotidianos. A partir da recontextualização de discursos e de uma escuta ativa, relações rompidas ou prejudicadas podem ser transformadas em oportunidades de aprendizado e experiência de empatia com o próximo. Esta oficina propõe uma nova forma de compreender o conflito e pretende trazer conteúdos teóricos aliados a exercícios práticos para demonstrar suas possibilidades reais de contribuição para a paz social.

Oficina de Comunicação Não-Violenta 
Ministrante: Thayna Meirelles, doutora em educação pela USP e consultora em Comunicação Não-Violenta
Quarta (10/4), das 8h às 12h, na Sala de Videoconferência da Biblioteca

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma metodologia e também uma ferramenta que nos convida a uma mudança de perspectiva na maneira de nos relacionar com o mundo, com os outros e com nós mesmos. É diferente do que estamos habituados a fazer no nosso dia a dia porque propõe que deixemos de agir e nos comunicar a partir de interpretações e julgamentos e nos conectemos com nossas necessidades e sentimentos. A partir desta conexão interna e atenção às necessidades do outro, comunicamo-nos com muito mais autenticidade e cuidado, despertando a criatividade e a vontade de colaborar para criar novas soluções, resolver nossos conflitos e fazer escolhas mais conscientes. Desta maneira, podemos viver relações fundamentadas na compaixão e na empatia.

Oficina “Big Data: Inteligência de Dados para a Governança Universitária”
Ministrante: Poty Lucena, Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFOB
Quarta (10/4), das 8h às 12h, Sala de Informática 1 da Biblioteca

Nos tempos atuais, a governança universitária pressupõe uma visão sistêmica e domínio das informações para a tomada de decisões. Na Oficina "Big Data: Inteligência de Dados para a Governança Universitária", abordaremos de forma prática a ciência e mineração de dados utilizando o Power BI, plataforma integrada de inteligência de dados da Microsoft.

Oficina Controles internos, gestão de risco e governança
Ministrante: Edvaldo de Almeida Campelo Júnior, auditor federal de finanças e controle
Quarta (10/4), das 14h às 18h, Auditório do Pavilhão 2

Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Oeste da Bahia

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.