EM BOM JESUS DA LAPA, ATLAS INAUGURA PRIMEIRA USINA SOLAR NO BRASIL


A Atlas Renewable Energy inaugurou na manhã desta quinta-feira(24), o complexo fotovoltaico São Pedro, localizado no município de Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia, o primeiro projeto da empresa no Brasil. O projeto conta com 204,1 mil módulos solares, ocupando uma área de 150 hectares. A usina foi projetada para gerar 150 GWh por ano, energia suficiente para abastecer cerca de 82.000 residências por ano e reduzir a emissão de mais de 61.125 toneladas de dióxido de carbono, segundo cálculos da empresa.


A construção do empreendimento começou em 2017, e tem capacidade instalada de 67,1 MWp. O financiamento da usina foi garantido através do Banco do Nordeste (BNB), apoiado por uma soma equivalente de garantias bancárias comerciais do BTG Pactual, do Banco ABC Brasil e do Banco Bradesco.

Além do complexo fotovoltaico de São Pedro, o portfólio brasileiro da Atlas Renewable Energy inclui três outros ativos atualmente em construção e desenvolvimento, como Juazeiro e Sertão Solar, no estado da Bahia, e Sol do Futuro, no Ceará.


O evento de apresentação da obra contou com a presença do prefeito municipal e de autoridades, secretários e vereadores.


No uso da fala, Eures Ribeiro, destacou que com a inauguração de mais um parque solar, o município se consolida mais ainda como uma grande produtora de energia solar no Brasil. “A Atlas só vem para somar os esforços que já existiam aqui, com a Enel e com todas as outras empresas que se estalaram em nosso município”, disse.

Eures frisou que é preciso fazer novos investimentos, e pegar alguns exemplos como cartilha, capazes melhorar a infraestrutura do município, para receber a energia produzida. E que vai agendar uma visita com o novo ministro de infraestrutura, para buscar resolver a situação da da Linhas de Transmissão que foi abandadona, depois que a Abengoa parou a obra em Bom Jesus da Lapa. “Nós precisamos ampliar muito as nossas redes de energia elétrica, porque não adianta ser uma grande produtora de energia renovável e não ter como transferi do nosso município”, e frisou: “Das empresas que se instalaram aqui em Bom Jesus da Lapa, a Atlas foi que mais mostrou comprometimento, principalmente com a comunidade local. Se envolveu com as comunidades, e isso é muito importante para nós”, agradeceu.


Depois da cerimônia a equipe da Atlas levou os espectadores e autoridades presentes em dois ônibus para uma vista ao Complexo Fotovoltaico São Pedro.

O projeto São Pedro criou 696 empregos diretos, durante seu trabalho com sete comunidades rurais diferentes. Além disso, a Atlas Renewable Energy ofereceu aos membros da comunidade programas de desenvolvimento educacional e profissional, incluindo treinamento em apicultura, relevância cultural e construção de duas creches nas escolas locais. Esses programas combinados alcançaram um total de mais de 1.500 pessoas na comunidade local”, afirma a empresa.

Com grande potencial para produção de energia limpa, o estado da Bahia tem apostado cada vez mais na utilização de fontes renováveis que prezam a sustentabilidade ambiental, como solar, eólica e biomassa.

O município de Bom Jesus da Lapa, tem sido uma das referências baianas nesse ramo, passando a ser destaque no cenário nacional e internacional, se tornando uma referência na produção de energia solar, com um dos maiores projeto de geração solar em operação no Brasil. O forte calor tem sido o fato principal para que a capacidade de gerar energias renováveis e sustentáveis aconteçam e atraia novos investidores para a instalação de empresa no município.

Fonte: Bom Jesus da Lapa Noticias.

Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.