Barreiras

MOBILIZAÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI É REALIZADA EM BARREIRAS


Barreiras está participando da Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti, o popular mosquito da dengue. As ações foram iniciadas no dia 26, segunda-feira, e seguirão até o dia 30, sexta-feira, Dia D de Combate ao Mosquito, que será realizado na Praça Castro Alves. A programação, realizada pela Prefeitura de Barreiras, inclui palestras educativas nas escolas, orientações nas unidades de saúde e apresentação dos dados de infestação.

Com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta quarta-feira, 28, os pacientes da Unidade de Saúde da Família João Gualberto receberam na sala de espera, a visita das representantes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF, Débora Porto, assistente social, e da psicóloga Danielly Bandeira. Além das orientações, a equipe disponibilizou material informativo e chamou a atenção das gestantes para a prevenção e combate ao mosquito, que também pode transmitir Zika e Chikungunya.


Nosso trabalho tem como ponto de partida a prevenção, que é onde tudo começa, fazendo da população os nossos multiplicadores e buscamos visitar o maior número de unidades de saúde possível. Nesta quinta-feira, 29, estaremos no CAIC para uma grande ação com as crianças da escola e comunidade”, disse Danielly Bandeira.

Após o Dia D, na Praça Castro Alves, a Secretaria Municipal de Saúde coordenará mutirões de limpeza, coleta de entulho de construção civil, coleta de podas e resíduos domiciliares, nos bairros onde houver os maiores índices de infestação.


Saiba mais: O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, além da dengue, ele transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes Aegypti.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Dircom.

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.