Bahia

NOVAS PLACAS PADRÃO MERCOSUL CHEGAM À BAHIA EM DEZEMBRO


A partir de 1º de dezembro, na Bahia, as placas com padrão do Mercosul estarão estampadas nos carros zero quilômetro. Elas tem quatro letras e três números

A partir de 1º de dezembro, na Bahia, as placas padrão do Mercosul estarão estampadas nos carros zero quilômetro, transferidos de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas.

A informação é do coordenador do Setor de Placas do Detran-Bahia, Matheus Garrido Gonçalves Braga que anuncia ser o novo modelo já utilizado na Argentina e no Uruguai e que acaba de entrar em operação no Rio de Janeiro.

A troca pela placa de novo padrão – que tem quatro letras e três números - será feita gradativamente. Todavia, o proprietário de veículo que desejar trocar a antiga pelo modelo Mercosul, também poderá fazer a mudança normalmente”, antecipa Matheus Braga.

Semelhante à utilizada na União Europeia, a placa modelo padrão do Mercosul terá fundo branco e faixa superior azul, onde do lado esquerdo estará a bandeira do Mercosul, no centro o país de origem e, do lado direito, a bandeira do país de origem. 

As quatro letras e os três números estarão dispostos de forma aleatória (com o último caractere sendo sempre numérico para não interferir nos rodízios municipais). Contudo, a combinação continuará em alto relevo e será refletiva.

Adequação

Matheus Braga anuncia, ainda, que uma portaria estadual será divulgada até outubro próximo para adequar a Resolução 733 de 10 de maio de 2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) “que inclui as regras de credenciamento de empresas estampadoras de placas de identificação veicular”.

Essas empresas estampadoras terão que se cadastrar no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que dará um ‘credenciamento provisório’. Este documento será chancelado – através de fiscalização – pelos Detrans dos estados.

Pioneiro

O Rio de Janeiro foi o primeiro a começar a adotar as novas placas, que devem ser implantadas em todos os Estados até o dia 1º de dezembro. Os motoristas que compraram automóveis zero quilômetro ou fizerem transferência de veículos para seu nome a partir desta terça-feira (11) já receberão as novas placas com o padrão do Mercosul. O valor pago pelo modelo novo é de R$ 219,35, o mesmo pago anteriormente. 

Segundo o coordenador do Setor de Placas do Detran-Bahia Mateus Braga o novo modelo oferece maior segurança para os proprietários de veículos, evitando a possibilidade de clonagem. “Além da identificação, as novas placas com modelo do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, são bem diferentes e possuem inúmeros itens”

A troca de toda a frota brasileira é prevista para o ano de 2023. Nesta primeira etapa, a alteração do modelo não será obrigatória para todos os veículos. A placa nova só será instalada nos veículos de motoristas que quiserem trocar o item voluntariamente ou realizarem operações que envolverem a mudança.

Segurança

Para identificar o Estado e o município dos veículos serão utilizados selos. O tamanho dos modelos das placas continua o mesmo, com 40 cm de largura e 13 de altura. No canto superior esquerdo da placa, aparece impresso o logotipo do Mercosul e logo abaixo, um QR Code. 

A categoria dos veículos será indicada por seis cores: preta (particular, vermelha (comercial/aprendizagem), azul (oficial), verde (especial), amarela (diplomático) e prateada (colecionador). A tarjeta da antiga placa passa a ser representada pelo brasão do município e não mais pelo nome da cidade de forma escrita.

Um dos argumentos da unificação das placas entre os países do Mercosul é facilitar a fiscalização nas fronteiras. “Com um sistema unificado, será possível o intercâmbio de informações entre os países e a unificação do sistema de consultas das placas. O repasse e a consulta de multas aplicadas fora do país de origem do veículo também será facilitado”, finaliza Mateus Braga.

Fonte: Tribuna da Bahia

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.