Barreiras

CRAM REALIZA PIQUENIQUE COM MULHERES ASSISTIDAS PARA FALAR DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA


Dentro das comemorações da Semana Rosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, realizou nesta tarde de quarta-feira (17), um piquenique especial no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha para falar de prevenção ao câncer de mama às mulheres assistidas na unidade. A cor rosa foi destacada pela decoração ao ar livre, e durante toda a tarde as mulheres puderam de divertir com música, aula de zumba com a participação do professor Leandro Braga, informações sobre o auto exame e um delicioso lanche.



A secretária de assistência social Karlúcia Macêdo participou da roda de conversa que contou ainda com a coordenadora Fabíola Bonfim, fisioterapeuta oncológica Karine Donadel, equipe de estagiárias de psicologia da FASB e as mulheres vítimas de agressão, que são acompanhadas pela equipe multidisciplinar do CRAM. Sentadas na grama, elas compartilharam suas histórias e receberam dicas de prevenção, do auto exame e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A fisioterapeuta Karine ensinou passo a passo como realizar o toque na mama durante o banho, citando os fatores de risco e a fisioterapia pós cirúrgico.


“É muito importante fazer o auto exame, tocar a mama e procurar um mastologista quando perceber qualquer nódulo, porque o diagnóstico precoce é nosso maior aliado. Foi uma tarde agradável, e o que mais me comoveu nesse encontro, foram as vivências e principalmente o resgate da valorização das mulheres, após o acompanhamento do CRAM. Muitas citaram a transformação de vida depois do atendimento com a equipe, e tudo isso influencia numa vida mais equilibrada e saudável”, disse a fisioterapeuta.

A participante C.S.M. tem 57 anos e recebe acompanhamento há um ano. Ela disse que chegou ao CRAM com depressão, logo após tentar suicídio e já não tinha mais esperança. “Minha vida mudou tem apenas um ano, antes eu tinha vergonha de tudo e todos, não conseguia nem me olhar no espelho, porque não é fácil ser agredida todos os dias dentro de sua casa, pela pessoa que é pai de seus filhos. Mas depois do CRAM, sou outra mulher, hoje tenho auto estima, vou ao médico, faço o toque na mama e me cuido”, revelou, emocionada.


A secretária Karlúcia Macêdo conversou com as mulheres, falando dos atendimentos especializados que ocorrem durante o mês de outubro no programa Idade Viva, com atendimento de mastologista e ultrassom mamário. “Estamos fazendo esse acompanhamento com as mulheres assistidas pelo CRAM, com palestras e atendimento na Semana Rosa que acontece no Idade Viva. Elas são encaminhadas e realizam exames, prevenindo assim, o câncer de mama”, disse.



Fonte: DIRCOM / Prefeitura Municipal de Barreiras


Por tv web 2

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.