Barreiras

DESFILE CÍVICO MARCA COMEMORAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM BARREIRAS


As cores verde e amarelo foram o destaque no Desfile Cívico de 07 de setembro, que trouxe o tema “Educação Responsabilidade de Todos e de Cada Um”. Finalizando a semana cívica, o desfile reuniu milhares de pessoas na manhã de sexta-feira na Avenida Dr. Clériston Andrade.


O protocolo oficial do desfile se deu com a revista às tropas realizada pela vice prefeita Karlúcia Macêdo, que representou o prefeito Zito Barbosa, o comandante do 4º BEC, Cel. Jonny Machado e o comandante do Comando de Policiamento Regional do Oeste – CPRO, Cel. Osival Cardoso.


Após a revista as tropas, a vice-prefeita e os oficiais comandantes realizaram o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Barreiras, diante do palanque oficial, na presença do subcomandante do CPRO, Ten. Cel. Camilo Uzêda, comandantes do 10º BEIC, Ten. Cel. Medeiros, da 84ª CIPM, Cap. Gama, CIPT-O/Rondesp, Cap. Simões, do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, MJ. Lusquinhos, demais oficiais da Polícia Militar e do 4º BEC, a reitora da Universidade do Oeste da Bahia – UFOB, Profª. Doutora Iracema Veloso, o pároco da Catedral São João Batista, Pe. Verneson Francisco, vereadores, secretários e demais autoridades militares, civis e religiosas. A execução dos Hinos Nacional e da Independência ficou a cargo da Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do Maestro Fábio Menezes.


O desfile começou com a marcha da Guarda Civil Municipal, que trouxe para a Avenida mais de 80 homens fardados, grupamento de vigilância, trânsito, viaturas compostas de veículos e motos, além da cicloguarda, que também auxiliam na ronda de trânsito e proteção do patrimônio público.


Em seguida, mais de 200 soldados representaram a força e disciplina do Exército Brasileiro. O 4º Batalhão de Engenharia de Construção exibiu os carros de transporte, caminhões, maquinários pesado como a escavadeira com esteira com 19m de comprimento, contou com a presença do contingente de 1983/84/85 e a presença especial do ex-combatente da Segunda Guerra, Sargento Eurípedes Pamplona que completou 99 anos, recebendo muitos aplausos da população.


Representando as forças de segurança pública, o desfile da Policia Militar da Bahia com viaturas da Polícia Rodoviária Estadual, a tropa feminina da Ronda Maria da Penha e Pelotões da 83º e 84º CIPM, CIPT-O/Rondesp, soldados do 10ºBEIC, CIP Cerrado, Unidade Móvel da Base Comunitária de Segurança, Polícia Motorizada e a apresentação especial das crianças que fazem parte do Programa PROERD ao lado do Mascote Leão Daren, encantando o público infanto-juvenil que foi assistir ao desfile. O ponto alto foi a performance do helicóptero do GRAER, que deu rasantes na Avenida, chamando atenção para a imponência do trabalho executado pela equipe da Polícia Militar na terra e no ar.


O 17º Grupamento de Bombeiros Militar marcaram presença com os pelotões de salvamento, fiscalização, incêndios, mergulhadores e o carro de bombeiros com sua sirene característica. Os Bombeiros Civis também desfilaram, fechando a ala de pelotões de instituições militares e segurança pública.

Entidades civis e escolas na avenida


Abrindo o desfile para instituições civis e ensino, a Banda Municipal 26 de Maio apresentou os 40 músicos componentes, que estão ligados a Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio. Seguidos, com muitas cores e brilho, mais de 100 alunos de teatro e musicalização passaram trazendo uma mensagem de paz e amor à arte.


A APAE e Miquei que atendem pessoas com deficiência, desfilaram com centenas de integrantes, que mostraram a superação e integração. Os alunos da Miquei vieram caracterizados e marcados pela beleza e magia do cordel, que associado a educação facilita o entendimento do dia a dia do nordestino.


Em seguida, deu início à apresentação das escolas municipais e estaduais, que passaram pela avenida com suas fanfarras, demonstrando desenvoltura e beleza durante sua apresentação, emocionando o grande público presente que assistia ao desfile. As escolas do campo deram um show de criatividade e mensagem de preservação do meio ambiente, participaram as escolas municipais Santa Luzia (povoado Sangueira), Valdete Piedade de Holanda (Buritis), Antônio Machado (Val do Teiú) e Adroaldo Fernandes de Morais (Cerradão).


As fanfarras e colégios municipais como Padre Vieira, Eurides Sant’Anna, Octávio Mangabeira Filho, Sagrado Coração de Jesus, além das escolas municipais Cleonice Lopes e Quininha de Melo também marcaram presença. A Recicla Banda, os colégios estaduais CETEP e Antônio Geraldo levaram alunos e musicalidade para o desfile.


A mineira Márcia Aparecida frequenta os desfiles desde que chegou em Barreiras, há cerca de 12 anos. Na sexta-feira, ela levou a filha Ana Luiza Freitas para participar de um momento que julga importante. “O Brasil vive um momento conturbado, e o 7 de setembro é sempre uma oportunidade de renovarmos o amor à Pátria junto a família, vivenciando o civismo e a cidadania. Venho mais para ver o desfile do Exército, eu acho bonito”, declarou. Já a filha prefere o desfile das escolas.


As Filhas de Jô e Ordem Demoley, ambas patrocinadas pela Grande Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44 e os Desbravadores da Igreja Adventista com suas fanfarras também desfilaram na avenida.


“Comemoramos 196 anos de Independência do Brasil, o Desfile Cívico de dia 07 de setembro é a nossa maior manifestação de civismo e amor à Pátria. Nesse momento de riqueza democrática e fortalecimento do sentimento patriótico, Barreiras viu na avenida nossos estudantes e todas as instituições militares, que demonstraram disciplina, civismo e compromisso com a educação”, disse a vice prefeita.


Confiram mais fotos:












DIRCOM / Prefeitura de Barreiras

Por tv web 2

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.