Tecnologia

ANATEL ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE CHEGADA DO 5G AO BRASIL.


O Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu no fim de agosto uma consulta pública a respeito dos futuros leilões das faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz no Brasil. É por meio dessas frequências que deve chegar o 5G.

"A faixa de 2,3 GHz é uma faixa de destacada harmonização mundial para o IMT [Telecomunicações Móveis Internacionais, na sigla em inglês], enquanto que a faixa de 3,5 GHz é tida por muitos como a porta de entrada para as redes de altíssima velocidade da quinta geração de telefonia móvel", explica o CEO.

Os padrões para a internet móvel 5G começaram a ser definidos neste ano e já existem empresas de telecomunicações preparando a infraestrutura para essa tecnologia mundo afora. Marcas de smartphone como Motorola e LG também já anunciaram que estão preparando celulares compatíveis.

O 5G promete acesso até cinco vezes mais rápido às redes móveis do que o LTE Advanced (também chamado de 4,5G). Além disso, não serão apenas smartphones os beneficiados. Carros autônomos e diversos dispositivos conectados também estão no horizonte de aplicações para a tecnologia 5G.

A consulta pública (CP) nº 29/2018 conta com 13 perguntas relacionadas à utilização dessas duas frequências. A Anatel quer saber a opinião de membros da sociedade civil sobre como as faixas deverão ser exploradas e partilhadas entre as empresas.

"As perguntas discutem de forma aberta desde aspectos de modelagem da futura licitação do direito de uso dessas faixas – tais como blocos, arranjos, distribuição geográfica e contrapartidas a serem exigidas das proponentes vencedoras – até possíveis medidas, tanto preventivas quanto corretivas, para mitigar eventuais interferências prejudiciais entre os sistemas de radiocomunicação dos usuários dessas faixas e suas jacentes", diz a Anatel.

Ainda é cedo para ter uma previsão de quando as redes 5G chegarão ao Brasil, mas a consulta pública da Anatel é um primeiro passo nessa direção. Para contribuir com suas opiniões, é só acessar a CP 29/2018 neste link.


Fonte: Olhar Digital

Por tv web 2

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.