Barreiras

SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS APRESENTA RELATÓRIO AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE


Seguindo o que preconiza a Lei Complementar nº 141/2012, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou na tarde dessa terça-feira, 28, o Relatório de Prestação de Contas Detalhado referente ao primeiro quadrimestre de 2018, para apreciação dos membros do Conselho Municipal de Saúde.



A apresentação do documento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação da consultora técnica, Ivana Carinhanha, da subsecretária Larissa Barbosa, do coordenador geral Anderson Vian, equipes da Secretaria de Saúde, do Conselho e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Segundo Ivana, consultora técnica da SMS, o relatório é uma ferramenta de prestação de contas das ações quantitativas e qualitativas da Secretaria. “É um processo de monitoramento e planejamento que possui informações qualificadas, e que permite tanto ao cidadão quanto aos órgãos de controle, aferirem a qualidade dos serviços prestados por todos os estabelecimentos públicos e conveniados ao SUS em Barreiras”, disse.


No que diz respeito ao conteúdo do Relatório, a Lei Complementar nº 141/2012 situa que o gestor do SUS em cada ente da Federação deve inserir informações como o montante e a fonte dos recursos aplicados no período de sua execução e suas recomendações e determinações, além da oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada.

Durante a apresentação, a consultora técnica expôs dados relevantes, apontando um investimento da Prefeitura de Barreiras na ordem de 108 mil reais com receita própria para manutenção dos serviços de Tratamento Fora Domiciliar – TFD no primeiro quadrimestre de 2018, bem como, aplicou 17,11% da receita na manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, atingindo um percentual acima do limite constitucional estabelecido que é 15%.

A Secretaria de Saúde de Barreiras presta atendimento na área da Atenção Básica, Atenção Especializada, Assistência Farmacêutica, Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Quanto aos serviços hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade da rede especializada, conta com o Hospital Municipal Eurico Dutra, Hospital da Mulher, Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel, Centro de Saúde Leonídia Ayres e o SAMU.

Dentro dos indicadores de saúde propostos pela Pactuação Interfederativa realizado através das metas do SISPACTO, como monitorar mulheres com diagnóstico de lesões intraepiteliais de baixo e alto grau, bem como de lesões invasoras de colo uterino alcançou 100% da meta estabelecida. O atendimento em saúde reprodutiva de mulheres em idade fértil nas UBS, desenvolvimento de trabalhos intersetoriais com vistas a promover e qualificar o cuidado de pacientes idosos ou pessoas com doenças crônicas e execução das ações de Vigilância Sanitárias no Município também alcançaram números satisfatórios.

O Relatório ficará disponibilizado para consulta pública, e de acordo com a subsecretária de saúde de Barreiras, essa prestação de contas dá publicidade e transparência aos serviços da Secretaria. “A prestação de contas faz parte das prerrogativas da Lei, dando publicidade e transparência aos serviços da Secretaria Municipal de Saúde. Essa parceria com o Conselho Municipal é fundamental e imprescindível para o desenvolvimento e fiscalização dos recursos na saúde da nossa cidade”, relatou Larissa Barbosa.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, a análise dos dados de produção constantes no Relatório Quadrimestral permite identificar o que está sendo feito e possibilita os conselheiros contribuir ainda mais para a qualificação no atendimento do SUS. “A apresentação desse relatório é de extrema importância para o Conselho, porque através desses dados a Secretaria Municipal de Saúde proporciona aos conselheiros, autonomia para participar e acompanhar o que está sendo feito no município de forma clara e transparente”, destacou Gilvan Ferreira.



Fonte: DIRCOM / Prefeitura de Barreiras

Por tv web 2

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.