Barreiras

PROGRAMA IDADE VIVA É DESTAQUE NO ENCONTRO PARA FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SALVADOR


O Ministério da Saúde através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, juntamente com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, realizaram nessa quinta-feira, 05, em Salvador, o Primeiro Encontro para Fortalecimento da Atenção Básica, com o intuito de fomentar ações primarias que fortaleçam a saúde básica nos municípios baianos. As ações foram selecionadas nos 417 municípios que participaram desse primeiro encontro e Barreiras recebeu Menção de Excelência em destaque pela experiência exitosa do Programa Idade Viva.


Com a finalidade de promover o cuidado da saúde da terceira idade, por meio de ações intersetoriais, dando ênfase ao seu estado funcional e a qualidade de vida, o Programa Idade Viva foi legitimado através da Lei Municipal nº 1.265/2017 e tem como principal objetivo proporcionar à pessoa idosa espaço de convivência, que vise a promoção do envelhecimento saudável e o seu reconhecimento quanto cidadã ativo no cuidado com a sua saúde.

As ações desenvolvidas vinculam o programa ao CNES nº 6623220, cujo financiamento é com recursos do tesouro municipal. O Coordenador Geral da Secretária Municipal de Saúde, Aderson Vian e a Coordenadora de Atenção Básica, Mônica Valéria participaram do encontro e apresentaram aos demais municípios o funcionamento, objetivo, metodologia e os resultados do Programa Idade Viva.


Ficamos satisfeitos pelo convite em demonstrar como é na prática o Programa Idade Viva para os demais municípios e pelo destaque de experiência exitosa nesse encontro. Em 2017 dentro da plataforma do programa de Saúde Humanizada, formalizamos o Idade Viva oficialmente como um Programa Municipal. A equipe de profissionais que compõem o Idade Viva, melhora a qualidade de vida dos nossos idosos, resgate a autoestima e a promoção da saúde no requisito atenção básica”, destacou Anderson Vian.


Atualmente, o Programa Idade Viva está funcionando na Avenida Maia, nº 914, bairro São Pedro em frente ao Hospital Eurico Dutra, de segunda a sexta-feira. Em média, 150 idosos participam por dia do Programa, que além de participarem das oficinas de arte, música, dança, têm acompanhamento com clínico geral, psicólogos, geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, assistência social, educadores físicos e transporte gratuito.

Dircom

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.