GUARDA CIVIL MUNICIPAL CELEBRA 16º ANIVERSÁRIO E RECEBE DUAS VIATURAS DE TRÂNSITO - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

13 de jul de 2018

GUARDA CIVIL MUNICIPAL CELEBRA 16º ANIVERSÁRIO E RECEBE DUAS VIATURAS DE TRÂNSITO


O mês de julho marca as comemorações de aniversário das atividades da Guarda Civil Municipal de Barreiras. A primeira turma foi empossada em 01 de julho de 2002, e nessa manhã de sexta-feira, 13, comemorou com familiares e convidados o 16º aniversário da corporação, composta por um efetivo de 148 guardas que atuam diariamente na segurança do patrimônio público e trânsito, proporcionando também ações de prevenção à violência nas escolas e manutenção da ordem em espaços públicos.


O comando da Guarda Civil Municipal recebeu os convidados no Quartel Operacional. Participaram da solenidade comemorativa a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues, vereadores César da Vila e Eurico Queiroz, o secretário municipal de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, os comandantes das Companhias 83ª, 84ª e RONDESP da Polícia Militar, Major PM Fábio, o Capitão PM Cristiano Gama e Capitão PM Simões, o Major EB Murilo representando o comando do 4º BEC, a Capitã Rejane do 17º Grupamento de Bombeiro Militar, o Sargento PM Bonfim representando a Polícia Rodoviária Estadual, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, secretários municipais e equipe de governo.


Emocionado, o Comandante Gilmar Rodrigues agradeceu a constante cooperação de todos os membros da GCM, afirmando que a corporação forma a família da farda azul. “A cada ano reforçamos nossos compromissos com a missão, com a visão do futuro e atribuições da nossa carreira que nos orgulha em carregar a força da farda azul marinho, uma verdadeira família. Parabenizo os colegas, agradeço a confiança da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e do governo municipal em nosso trabalho, e fortaleço nosso elo com a sociedade, que é proteger o patrimônio público, amparar, socorrer, ajudar as pessoas e contribuir sempre com a segurança pública em nossa cidade”, ressaltou o comandante.


A vice prefeita Karlúcia Macêdo representou o prefeito Zito Barbosa na solenidade, parabenizando os Guardas Municipais e os servidores do trânsito, que compõem a base da força de segurança pública de Barreiras, contribuindo com a manutenção da ordem e proteção do patrimônio público.

Temos orgulho de nosso patrulhamento, da equipe do trânsito, dos homens e mulheres que fazem parte da Guarda Civil Municipal de Barreiras. São 148 servidores dedicados, pais e mães de família que cuidam da segurança, do patrimônio público, das nossas escolas e estudantes”, disse a vice prefeita.


Entrega de viaturas do trânsito

Durante a solenidade, a vice prefeita Karlúcia Macêdo e o secretário de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, fizeram a entrega das chaves de duas viaturas de trânsito para o diretor municipal de trânsito, Cristiano Rans.

A Cootrans atua conjuntamente com os Guardas Municipais de Trânsito, que agora vão contar com mais duas viaturas equipadas com dispositivos de giroflex, iluminação e sirene, para utilização no ordenamento e fiscalização do trânsito.

O secretário Luiz Vidal assegurou que Barreiras possui um tráfego de milhares de veículos diariamente nas vias urbanas, e que mantém um crescimento continuo na movimentação de veículos, motos e pedestres. “As viaturas vão dinamizar ainda mais o trabalho dos nossos agentes de trânsito e guardas, que atuam na fiscalização e ordenamento do trânsito”, assegurou. 

Logo após, os familiares e convidados tomaram café da manhã e cantaram parabéns para a corporação.

História da GCM

No ano de 1999, foi realizado o primeiro concurso público para a Guarda Civil Municipal de Barreiras, para preenchimento de 120 vagas.

Superada as etapas iniciais do concurso público, iniciou-se a formação da 1ª turma de guardas civis municipais, com efetivo de 91 homens que, após exaustivas horas de treinamento e estudo, foram considerados, em formatura realizada no dia 01 de julho de 2002, aptos ao desempenho da função de Guarda Civil Municipal.

Após a formação da primeira turma, foi efetivamente instalado no local em que hoje ainda se encontra, o Quartel da Guarda Civil, batizado com o nome “Tenente Pedro Carvalho de Holanda”, tendo como primeiro comandante um oficial da Policia Militar da Bahia, o 1º Tenente PM Araken Ferreira de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.