SEMA REALIZA III ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA ÁGUA DOCE - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

11 de mai de 2018

SEMA REALIZA III ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA ÁGUA DOCE


A gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização será um dos assuntos discutidos no encontro, que acontece dias 17 e 18 de maio, em Feira de Santana.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza, nos dias 17 e 18 de maio, o III Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD), no auditório da Unidade Regional da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), em Feira de Santana, na Rua Senador Quintino, n° 3.200, 35 BI). O evento discutirá a capacitação dos operadores dos sistemas de dessalinização e a institucionalização desses sistemas como equipamento social, os cuidados com a água dessalinizada e com o meio ambiente, bem como a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização por meio de acordos de gestão. 

No encontro, também será apresentado o aplicativo do Programa Água Doce, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em março deste ano. Por meio da ferramenta, comunidades e técnicos dos estados atendidos pelo programa poderão cadastrar informações, reportar dificuldades ou dúvidas, além de compartilhar fotos para o banco nacional de imagens do Água Doce.

Na oportunidade, estarão presentes os representantes nacionais e estaduais do PAD, prefeitos e gestores municipais e representantes das comunidades beneficiadas pelo programa.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa a estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização.

Gestão compartilhada

Na Bahia, com a gestão compartilhada, a coordenação, implantação e gestão dos sistemas ficam a cargo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), prefeituras e sociedade civil. O objetivo do Programa é a implantação de 385 sistemas de dessalinização, beneficiando cerca de 200 mil pessoas, em 67 municípios, com o investimento de R$ 61,8 milhões.

A 2ª Etapa do Água Doce tem o objetivo de implantação, recuperação e gestão de 150 sistemas de dessalinização, beneficiando 48 municípios. Com o investimento de R$ 27,3 milhões, o propósito é reduzir as vulnerabilidades ao acesso à água no semiárido baiano. As iniciativas do Programa promovem o uso sustentável da água, contribuem para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, bem como a disseminação de boas práticas de uso da água para manter os sistemas funcionando de maneira sustentável e produzindo água com qualidade.

SERVIÇO

O quê: III Encontro Estadual do Programa Água Doce

Quando: 17 e 18 de maio de 2018

Onde: Auditório da Unidade Regional da Cerb – Feira de Santana. Rua Senador Quintino, n° 3.200, 35 BI.

Assessoria de Comunicação Secretaria do Meio Ambiente - SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.