Barreiras

PEQUENOS PRODUTORES DO PERÍMETRO IRRIGADO BARREIRAS NORTE ESTÃO APRENDENDO A PROCESSAR FRUTAS E A COMBATER O DESPERDÍCIO


Uma parceria bem sucedida entre a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Aiba está beneficiando pequenos agricultores do Perímetro Irrigado Barreiras Norte, em Barreiras, com um curso prático de manuseio adequado de alimentos. A primeira turma iniciou a formação, nesta terça-feira (15), no Complexo de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Cozinha Industrial), na Fazenda Modelo Paulo Mizote. Com o intuito de qualificar pessoas e agregar valor ao produto comercializado pelos produtores rurais, o projeto Complexo de Alimentos vai capacitar os participantes em boas práticas de fabricação, processamento de frutas e de barras de cereais e também para o aproveitamento total dos alimentos, desde a casca até o caroço, que podem virar receitas deliciosas.

O objetivo é auxiliar os produtores da agricultura familiar no processamento dos alimentos para serem melhor utilizados e evitar o desperdício da produção. É o que explica o professor Adjunto da Ufob, Volnei Brito de Souza. “Nosso interesse é exclusivamente desenvolver pesquisas. O objetivo aqui é desenvolver a região, ajudar nesse processo. O curso é prático para que os participantes possam colocar a mão na massa, porque fixa melhor e entende como funciona”.


A produtora rural, Etiene Mota Veloso, se emociona ao falar dos benéficos que o projeto pode ofertar. “Já participei de outros projetos, mas por não terem apoio acabam se perdendo. Esse aqui é diferente, temos apoio, temos um ambiente adequado para aprender. E olha a maravilha: vamos poder produzir e saber que nosso produto pode ter outro destino que não será o desperdício”, avalia.

Durante o aprendizado, os participantes têm noções de higienização, dicas de como melhorar as embalagens dos produtos e como calcular o preço unitário para a comercialização. O curso será subdividido em quatro módulos, com duração de dois dias cada. Ao concluir a capacitação, os alunos receberão certificado e estarão aptos a aplicar o conhecimento adquirido em suas propriedades.

Ascom Aiba

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.