Barreiras

LANÇADA OFICIALMENTE A PROGRAMAÇÃO DA FESTA LITERÁRIA DE BARREIRAS – FLIB 2018


Ei, você que é apaixonado pela leitura já se programou para participar da 3ª Festa Literária de Barreiras? A FLIB vai acontecer nos dias 17 a 19 de maio no Parque de Exposições Geraldo Rocha e tem como tema “O Oeste na Rota das Letras”. A programação oficial foi lançada hoje, 11, na sede da Prefeitura de Barreiras.

A programação oficial da Festa Literária de Barreiras foi apresentada na manhã dessa sexta-feira, 11, no hall de entrada da Prefeitura de Barreiras. A FLIB também faz parte da grade comemorativa ao aniversário de 127 anos de emancipação política de Barreiras.


O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Zito Barbosa, da vice prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, diretora municipal de cultura Emília Moreno e o Conselho Curador composto pela diretora do NTE11 prof.ª Maria Aparecida, o diretor da Uneb Campus IX, Profº. Joaquim Neto, a diretora do IFBA Profª. Dicíola Baqueiro, a curadora do evento Prof.ª Nelma Aronia e a Universidade Federal do Oeste da Bahia- UFOB que também compõe o conselho.


Durante o evento, os integrantes do conselho curador foram unânimes ao elogiar o empenho da gestão municipal em realizar o evento literário. A secretária de educação, Cátia Alencar exemplificou as etapas e apontou a união das instituições em prol da FLIB. “Um evento literário construído a várias mãos. Sabemos das dificuldades, mas não podemos deixar de citar a força que move toda equipe da educação, cultura e instituições de ensino em busca da realização da FLIB. Vamos reunir grandes escritores nacionais e internacionais, e acima de tudo lançar obras dos filhos da terra. Certamente teremos um grande evento, para uma grande cidade”, disse a secretária Cátia. 


O diretor da Uneb, Profº. Joaquim Neto sinalizou a importância da parceria, da construção conjunta do projeto e principalmente da sensibilidade da administração pública em desenvolver projetos educacionais, que envolvam a parte literária, artística e cultural do município.


Todos nós temos o povo como patrão, e é para população que trabalhamos, mas não podemos deixar de observar que o prefeito Zito entra para a história como o prefeito da reforma e construção de escolas, da pavimentação asfáltica, mas principalmente como o prefeito que consolidou a FLIB, inserindo-a definitivamente no calendário oficial da cidade. Seguimos em parceria na realização desse projeto, porque acreditamos na nossa literatura, na nossa educação e cultura”, mencionou o diretor.


As conselheiras Dicíola (IFBA), Maria Aparecida (NTE 11) e Neuma Aronia, também destacaram a importância do evento, para o fortalecimento da literatura e inserção de Barreiras de forma definitiva da rota das letras no Brasil. 

FLIB em rotas literárias

Logo após, a diretora municipal de cultura Emília Moreno, apresentou a programação oficial da FLIB 2018, que será realizada de 17 a 19 de maio, no Parque de Exposições Geraldo Rocha e tem como tema “O Oeste na Rota das Letras”.

A programação foi dividida em 5 rotas, contemplando todos os públicos. Mas um dos destaques serão os espaços destinados as crianças e adolescentes, intitulados como FLIBINHA e FLIBLINK e o lançamento de livros de escritores barreirenses na tenda da Associação Barreirense de Letras- ABL.


Na Rota 1 dos autores, acontecerá a comemoração dos 21 anos de instituição do Curso de Letras na Uneb Campus IX Barreiras e serão discutidos pontos como gêneros, sexualidade, cultura e outros temas literários. Palestras com escritores também marcaram a presença de literatas como a paulista Suzana Ventura, Cidinha Silva, João Figuer, Carlos Henrique Lucas Lima, Gedalva da Paz, Valuza Saraiva, Gelson Vieira, a sergipana Moema Franca, o português Luis Serguilha e Teresinha Silva da Universidade Agostinho Neto de Angola.

A Rota 2 é a Flibinha com literatura, contos, mesa redonda e oficinas infantis durante todos os dias. A Rota 3 acontece a Fliblink que vai tratar o letramento, narrativa e inclusão digital voltada ao público adolescente e jovens, que tem interesse no mundo virtual. As escolas e Secretaria de Educação ficarão responsáveis pela Rota 4, que vai se dedicar a poesia, declamação e despertar poético, com apresentações na tenda de obras de cordel, Mario Quintana, Carlos Drummond e outros poetas brasileiros.


Na rota 5, acontecerão todas as apresentações de palco. Música, teatro, coral, roda de samba, dança poética, histórias encenadas e shows que vão marcar as noites da FLIB. Se apresentam no palco principal os artistas populares como Bule Bule, Banda Mamute, Bosco Fernandes, Baião de Dois, Talita Sampaio, Banda Zionautas e a cantora Dora Bahiana com o show Bahia de Ouro e Pedra de Alcyvandro Luz.

Com uma ampla programação, a FLIB deve atrair público de todos os municípios do Oeste, além de reunir escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino. Diariamente acontecerão mesas redondas, palestras, oficinas, diálogos literários, apresentações no palco e auditório.

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.