Barreiras

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE RODA DE CONVERSA PARA CONSOLIDAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS REDES DE APOIO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA


A violência contra as mulheres não é apenas agressão física, existem outras formas de violência, que as vezes são mais difíceis de reconhecer e proporcionar apoio às vítimas, e tudo isso dentro do ambiente familiar. Para tratar dessa complexidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Policia Militar da Bahia, Comando Ronda Maria da Penha, Delegacia de Atendimento à Mulher de Barreiras -DEAM, realizaram ontem, 23, uma roda de conversa.


O encontro aconteceu no Centro Cultural, e reuniu representantes de instituições ligadas à rede de proteção e enfrentamento a violência. Com o tema “A consolidação e Fortalecimento das Redes de Apoio à Mulher Vítima de Violência”, o público acompanhou o panorama de Barreiras, com orientações para o acolhimento e encaminhamento das mulheres vítimas de abusos físicos e psicológicos.


Na solenidade de abertura, o grupo de choro do Instituto São Francisco de Arte Cultura – ISFAC fez uma apresentação musical e poética relacionada à valorização das mulheres. Compuseram a mesa, a secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo, a comandante da Ronda Maria da Penha Major Denice Santiago, o comandante do CPRO coronel Osival Cardoso, a comandante da Ronda Maria da Penha em Barreiras tenente Nina Marques, a delegada da DEAM Dra. Claudia Duarte, a coordenadora do CRAM Fabiola Bonfim, vereadores Otoniel Teixeira e Silma Alves.


Em seu pronunciamento, a secretária Karlúcia Macêdo agradeceu a presença da Comandante da Ronda Maria da Penha de Salvador, a Major Denice Santiago e apontou os pontos positivos que o trabalho do CRAM tem alcançado.


O enfretamento à violência e apoio às vítimas é um trabalho construído no dia a dia. Existem muitas resistências ainda, principalmente da família do agressor e vítima, as mulheres se sentem desprotegidas e acuadas, e é nesse momento que precisamos estar do lado, abraçar e acolher, levando informações sobre direitos e restabelecer a autoconfiança. O CRAM, a DEAM, a PM e todos as instituições devem atuar em rede, para dar o suporte necessário para essas mulheres superarem a sensação de fragilidade e impunidade diante dos agressores”, disse Karlúcia.

O Comandante Osival Cardoso também pontuou as intervenções da Ronda Maria da Penha em Barreiras, e garantiu que até o início de junho o comando deverá receber viaturas e estrutura para ampliar o atendimento as ocorrências. A delegada Claudia Duarte apresentou dados da DEAM, que foi instalada em 2007 e anualmente registra mais de 700 ocorrências e procedimentos, informou ainda, que nesses primeiros meses de 2018, já foram encaminhados mais de 200 procedimentos.


Mas o grande momento estava voltado a participação da comandante da Ronda Maria da Penha, Major Denice Santiago, que desde 2015 comanda a operação na capital e interior. Com discurso firme, Denice já se tornou símbolo da luta contra o machismo dentro das relações familiares. Ela falou um pouco da sua história, dos 28 anos de profissão na corporação e da construção do empoderamento feminino.

Barreiras já tem Ronda Maria da Penha, tem delegacia de atendimento à mulher, tem o CRAM e outras instituições jurídicas que estão à disposição das mulheres, e precisamos sim, nos tornarmos verdadeiramente mulheres e romper o ciclo, denunciar violência, agressões e qualquer tipo de intimidação psicológica. Não é mais admissível viver nessa redoma de medo e humilhação. As mulheres precisam entender que estamos aqui com a missão de protegê-las, torná-las mais fortes para que sigam suas vidas como cidadãs que merecem respeito e dignidade”, disse Major Santiago.

O assunto ainda foi discutido durante toda a tarde, com participação da coordenadora do CRAM, Fabiola Bonfim e da Tenente Nina Marques.

Dircom.

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.