PREFEITURA DE BARREIRAS CAPACITA COMUNIDADES RURAIS PARA FORNECER PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR À MERENDA ESCOLAR - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

11 de abr de 2018

PREFEITURA DE BARREIRAS CAPACITA COMUNIDADES RURAIS PARA FORNECER PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR À MERENDA ESCOLAR


A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio através do Programa Vale Produtivo está realizando em parceria com o Sebrae, a capacitação das comunidades rurais localizadas no Vale e Cinturão Verde do município. A finalidade é deixar o agricultor familiar apto a fornecer e vender seus produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Nesta primeira etapa, iniciada nesta terça-feira, 10, os técnicos dos setores da agricultura, educação e licitação, participaram de palestras e simulações sobre o PAA e PNAE com o objetivo de formar gestores técnicos para o sistema de cadastro do agricultor familiar e empreendimento rural. Além de conhecerem todas as ferramentas do programa que é um canal de compras públicas, os técnicos auxiliarão os pequenos produtores a venderem sua produção para a administração pública.


Já na segunda etapa, acontecem as mobilizações nas comunidades rurais que produzem alimentos pelo sistema de agricultura familiar. Esses encontros possibilitarão o mapeamento da produção e identificarão os interessados em fornecer alimentos para as escolas, e o recebimento de sugestões para a inclusão de novos gêneros alimentícios na produção.


Segundo o secretário de agricultura, José Marques, o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) facilitam a negociação daqueles agricultores menos tecnificados. "Os programas têm uma função social importante, pois estimulam a organização do agricultor e permitem a venda de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a produção e enriquecendo ainda mais o cardápio da merenda escolar”, disse.

Mobilização das comunidades

Na manhã desta terça-feira, 11, as primeiras comunidades a receberem a visita da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Sebrae foram as da Ilha da Liberdade, Nova Vida, Palmeira, Mangabeira e Val do Teiú. À tarde, os produtores rurais da Tabua da Água Vermelha, Arraial da Penha e Correio também serão informados sobre organização, associativismo, regras de aquisição, repasse, tipos de negociação, transporte e documentação legal para participar do processo da chamada pública.

Amanhã, 12, a mobilização acontece com as biscoiteiras artesanais, produtores de farinha, hortifrúti e peixes que vão se reunir na Associação do Val da Boa Esperança.

O que é PNAE e PAA?

O Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE é um programa do governo federal que tem como meta oferecer alimentação saudável aos milhões de estudantes das escolas públicas de todo Brasil. Tem como principal objetivo a melhoria das condições de aprendizagem, ensinar práticas alimentares saudáveis aos alunos por meio de ações de educação alimentar e de alimentos que supram as necessidades nutricionais.

O Programa de Aquisição de Alimentos-PAA tem por objetivo a aquisição de produtos da agricultura familiar, com a finalidade de atender a demanda de alimentos de populações em condição de insegurança alimentar. Os participantes, agricultores enquadrados no PRONAF devem preferencialmente estar organizados através de grupos formais (cooperativas e associações).

Dircom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.