Bahia

MPF RECOMENDA SUSPENSÃO DO TRÂNSITO NO ENTORNO DE IGREJA E PRAÇA EM PORTO SEGURO (BA)


Intenção é preservar o patrimônio tombado; medida abrange ruas ao redor da Igreja Nossa Senhora D´Ajuda e da praça Brigadeiro Eduardo Gomes, em Arraial da Ajuda

O Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA) recomendou à prefeitura de Porto Seguro (BA) que promova, em 90 dias, o fechamento das ruas de entorno imediato da Igreja Nossa Senhora D´Ajuda e da praça Brigadeiro Eduardo Gomes, situadas no distrito de Arraial da Ajuda. A intenção é garantir a proteção do patrimônio histórico-cultural e paisagístico local. A recomendação, de autoria do procurador da República Fernando Zelada, foi assinada em 6 de abril, tendo sido recebida pela prefeitura nesta segunda-feira, 9 de abril.

O documento, emitido pelo MPF a partir do inquérito 1.14.010.00028/2016-13, recomenda, ainda, que a prefeitura realize pelo menos uma audiência pública, e faça contato com associações civis de Arraial da Ajuda, em função da existência de residências e estabelecimentos comerciais na área. A intenção é que o município estabeleça, a partir destas medidas, as regras do fechamento, com horários permitidos para abastecimento do comércio e trânsito de moradores e hóspedes da região afetada.

De acordo com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o tráfego e o estacionamento de veículos motorizados no local compromete a integridade estrutural da igreja, imóvel tombado como patrimônio cultural nacional, bem como a praça. Para o MPF, é necessário compatibilizar os interesses de preservação do patrimônio tombado com o da população afetada, e com a manutenção da exploração do polo turístico instalado há décadas na localidade.

A gestão municipal tem 10 dias úteis para se manifestar se acatará ou não a recomendação.


Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.