Barreiras

SEMA PUBLICA ÁLBUM DE BOAS PRÁTICAS DE AGRICULTURA PARA O BIOMA CERRADO


Como cultivar alimentos plantando florestas é um dos títulos que serão lançados pelo Programa Cerrado

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) lança o álbum Como cultivar alimentos plantando florestas – Histórias de pessoas, florestas e roças. A publicação é um dos produtos do Projeto Cerrado, fruto da parceria entre o Governo do Estado, Ministério do Meio Ambiente e Banco Mundial, com atuação em 11 municípios do oeste da Bahia. A publicação apresenta exemplos de agricultores e agricultoras do bioma cerrado que mudaram sua relação com as formas de produzir, mostrando que é possível cultivar alimentos em colaboração com a natureza.

Com o investimento de R$ 48 mil, o álbum ilustrativo é mais um instrumento de educação ambiental da secretaria, e será distribuído em oficinas inserir oficinas de entregas qualificadas nos municípios do oeste baiano. O pdf da publicação já pode ser baixado no site da Sema gratuitamente.

Práticas agroecológicas e sistemas agroflorestais, sem uso de agrotóxicos, com adubação verde, consórcio entre espécies, uso de sementes crioulas e de plantas nativas, em coerência com os ciclos da natureza, foram selecionadas para compor o álbum.

Um dos exemplos é a história do agricultor Édemo Corrêa, criador de gado e apaixonado por Pequi. Édemo descobriu que o plantio do fruto típico do cerrado beneficiava a produção do capim para o gado. E os animais, por sua vez, adoravam a sombra dessas árvores. Foi dessa forma que ele começou a entender que na sua área existia uma relação entre todos esses elementos, e tornou a sua terra mais produtiva.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Matos, "o formato, linguagem e ilustrações desse álbum atendem ao objetivo pedagógico e didático da Educação Ambiental, com foco na valorização dos co-autores de cada história e de envolver o público para estimular novas práticas e transformar outras áreas de cultivo no cerrado da Bahia".

A publicação foi elaborada com o objetivo de socializar informações entre agricultores, agricultoras, agentes territoriais, técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), professores e servidores públicos dos municípios do Oeste da Bahia contemplados pelo Programa Cerrado.

Publicações – Como cultivar alimentos plantando florestas é um dos seis títulos que o Projeto Cerrado entrega ao público nesse mês de março. Em breve, o conjunto de publicações, além de um minidocumentário sobre as ações realizadas no cerrado baiano, será lançado oficialmente em evento a ser realizado na região oeste da Bahia. 

Projeto Cerrado - O Projeto Cerrado atua nas frentes da Regularização Ambiental Rural e Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Formosa do Rio Preto, São Desidério, Riachão das Neves, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras, Correntina, Jaborandi e Cocos. Os municípios foram selecionados com base nos índices de perda de vegetação nativa, percentual de vegetação remanescente e ainda pela capacidade de gestão e a existência de áreas protegidas.

Sua realização é fruto de uma parceria entre o Governo Brasileiro e o Reino Unido, sendo o Estado da Bahia beneficiário do Acordo de Doação firmado entre Banco Mundial (BIRD) e a Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), com aporte de recursos doados pelo Department for Environment, Food and Rural Affairs (DEFRA), órgão do Reino Unido. A Sema é responsável pela Coordenação Geral do Projeto, cuja execução ocorre em parceria com o Inema, sob a supervisão do Ministério do Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação Secretaria do Meio Ambiente - SEMA

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.