Bahia

LOCALIDADE DO TAGUÁ, EM COTEGIPE, É BENEFICIADA COM ÁGUA TRATADA NO OESTE DA BAHIA


Localizado ao lado do rio Grande, o distrito do Taguá, em Cotegipe, no oeste da Bahia, passou a ser beneficiado com água tratada e de qualidade. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), investiu cerca de R$ 116 mil para instalação de conjunto motor-bomba e equipamentos elétricos nas estações de captação e tratamento, além de montar um laboratório de análise de água. O sistema de abastecimento vai atender cerca de 280 famílias. 

Há mais de 30 anos em Taguá, a moradora Isabel da Rocha, 64, elogia a qualidade da água. “Antes, vinha sempre muito barrenta e suja. Não tinha tratamento. Agora é diferente. Olha só a água branquinha”, fala ela, ao mostrar a água enquanto lava a louça na pia da cozinha. Já o esposo, José Joaquim da Rocha, 63, também está surpreso com a diferença da água. “Agora eu posso beber água da torneira. Antes tínhamos que comprar, porque nem passando pelo filtro, a gente podia consumir”, reforça.

Para Valdinéia dos Santos Almeida, técnica do posto de saúde da localidade, o início da operação da água pela Embasa vai reduzir a quantidade de pessoas que passam pela unidade de saúde por causa de doenças de veiculação hídrica, como verminoses que trazem sintomas como diarréia, principalmente nas crianças. “Agora a realidade será bem diferente e acredito que vai reduzir muito a quantidade de pessoas que vem até o posto com doenças provocadas pela má qualidade da água”, afirma.

Nesta terça-feira (13), os técnicos da área operacional e social da empresa prestaram informações sobre os processos de captação, tratamento e distribuição e o cadastramento dos imóveis durante uma reunião com a comunidade. Durante a ação, o gerente operacional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, e a assistente social, Geisa Mendes, reforçaram sobre a importância do uso racional da água e alertaram para a importância de identificar vazamentos dentro da rede do imóvel antes de chegar a primeira conta de água.

Ao acompanhar o encontro, o morador Durcelino Santana Dória, 55, gostou do encontro que vai incentivar as pessoas a usar a água sem desperdício. “Com o medidor de água e a conta, vai ajudar as pessoas a gastaremde forma mais controlada. Como explicaram, a água é somente para as atividades de dentro de casa”. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas educativas com dicas para usar a água de forma racional e da lavagem do reservatório, além de informações sobre as tarifas e conta de água.

Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.