Barreiras

WORKSHOP ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE COMPRAS PÚBLICAS COM EMPRESÁRIOS DE BARREIRAS


Com o objetivo de orientar micro e pequenas empresas locais, a Prefeitura de Barreiras através do Programa Barreiras Investe por meio da Secretaria de Administração e Planejamento em parceria com Sebrae e CDL-Barreiras realizaram na tarde desta terça-feira (20), o Workshop Política de Desenvolvimento Local.

Na abertura, ao lado do presidente da CDL-Barreiras, André Braga e do gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, a secretária municipal de Administração e Planejamento, Versiany Roque falou da importância de discutir os procedimentos que permeiam as compras públicas, além dos procedimentos necessários para habilitação das microempresas nas licitações, pregões e demais compras da administração pública.


Abrimos essa oportunidade de promover esse momento de informação e discussão com os agentes públicos e empresas, para que nossos empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, possam vender para instituições públicas. Em breve, estaremos abrindo licitações nas áreas de material esportivo, produtos para cesta básica e material de copa e cozinha, específicas para microempresas instaladas no município”, disse a secretária Versiany.

As orientações e informações acerca dos procedimentos e legislação, sobre como proceder em licitações, documentações e compras públicas foi conduzido pelo consultor Jair Santana da R. Santana Consultoria, graduado em Administração de Empresas, Direito e especialização em Mercado de Capitais, com experiência na área da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Gestão Empresarial, Licitações Públicas, assessoria privada entre outras atividades.


O gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, apontou o poder de compra das prefeituras da região, e a necessidade das empresas estarem regularizadas para concorrer e comercializar seus produtos com a Prefeitura Municipal, atendendo o que determina a legislação vigente.

Precisamos cada vez mais estreitar essa relação entre o fornecedor e poder público. Os micro e pequenos empreendedores devem buscar a regularização, documentos necessários e ficarem atentos as oportunidades. Quando a prefeitura compra de empresários e produtores locais, gera um círculo virtuoso que incrementa a economia, isso é uma forma de gerar mais renda para a cidade”, declarou Emerson.

Para o presidente da CDL, empresário André Braga, o que dificulta o empresariado local de participar dos editais é a falta de informação sobre a funcionalidade das licitações. “Esse é um momento importante, que abre mais uma oportunidade no leque de negócios para nossos comerciantes. Estando em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas, qualquer empresa, seja grande ou pequena, pode disputar. Isso gera renda, e além de tudo amplia nosso comércio local, gerando também novos empregos”, enfatizou o presidente.

Além dos fornecedores, também participaram equipe interna da prefeitura dos setores de compra, licitação e jurídico.

Dircom

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.