SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA E PREVENTIVA CONTRA A HANSENÍASE - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

30 de jan de 2018

SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA E PREVENTIVA CONTRA A HANSENÍASE


O Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hanseníase foi marcado por reflexões e informações em Barreiras, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste final de semana uma palestra na Unidade de Saúde do Jardim Ouro Branco para falar sobre o combate e prevenção da doença.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira Maira Fernandes e pelos Agentes Comunitários da unidade de saúde, contou com a participação de moradores dos bairros Jardim Ouro Branco, Novo Horizonte e Sandra Regina.


Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Doracir Madalena, o principal objetivo do evento foi de esclarecer para a comunidade além da prevenção, os sinais e sintomas da doença, de reforçar os cuidados que são necessários para o tratamento, alertar e incentivar a procura pelos serviços de saúde.

A data foi instituída com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença, no nosso município todas as unidades fazem acompanhamento dos pacientes com essa doença e os casos mais graves são devidamente acompanhados na Unidade de Saúde Leonídia Ayres”, disse.


O Ministério da Saúde preconiza a Ação Global para o controle da doença até 2020, em Barreiras atualmente há 76 pacientes em tratamento. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Hansen e se apresenta por manifestações de pele (como manchas dormentes) e por manifestações nervosas (como dores, choques e formigamentos nos trajetos de nervos periféricos). Apesar de ser uma doença que tem cura, ela pode deixar graves sequelas a depender da demora pela busca por um tratamento.

Dircom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.