Bahia

RUI DIZ QUE PT, PP E PSD TEM PRIORIDADE NA CHAPA


O governador Rui Costa (PT) resolveu começar o ano saindo da defensiva no discurso político partidário. Em entrevista coletiva ontem ele falou pela primeira vez (em público) sobre a montagem que vai se desenhando para a composição de sua chapa em outubro próximo, e revelou que têm preferência PT, PP do vice-governador João Leão e PSD do senador Otto Alencar. “O PT, o PSD, do senador Otto, e o PP são partidos que hoje têm posição de destaque e que devem ter a mesma posição no processo sucessório”, disse Rui na cerimônia de entrega de um terminal rodoviário na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. Ele ponderou, contudo, que ainda não há definição e que “é cedo demais” tentar fechar qualquer acordo entre os partidos aliados agora. “Vamos conversar com todo mundo. É prematura qualquer decisão. Essa eleição é mais curta. Isso também vai se compatibilizar com arranjo nacional. Ainda é cedo. Estamos em janeiro ainda”, disse o governador em conversa com jornalistas. 

Já não é novidade no cenário político baiano a garantia da vaga de vice a João Leão, contemplando o Partido Progressista (PP). Na briga pelas outras duas vagas, para o Senado, a rigor estão os principais aliados de Rui, como PSB da senadora Lídice da Mata, PDT, PR, PSL e PCdoB, além do próprio PT. 

No Partido dos Trabalhadores há o sentimento de relativa garantia de uma das duas vagas da senatoria para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner. Mas há quem defenda entre os petistas (incluindo o próprio Wagner – pelo menos em público) que ele pode abrir mão da vaga e disputar como candidato a deputado federal, a fim de aliviar um pouco a tensão, pois assim Rui disporia de duas vagas para os aliados. 

Embora tente se mostrar comedido sobre o assunto, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel, é assediado por grande parte dos líderes do PSD para se candidatar ao Senado. Mas a decisão de colocar seu nome oficialmente será tomada apenas em março próximo, conforme prevê o senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia. O outro nome entre os considerados mais fortes é o da senadora Lídice da Mata, que garante que será candidata pela chapa de Rui ou fora dela, numa composição ‘independente’.

Fonte Tribuna da Bahia

Por Blog Tv Web Barreiras

0 comentários:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

Tecnologia do Blogger.