ANÚNCIO FALSO DOS CORREIOS NO FACEBOOK INSTALA VÍRUS NO PC DA VÍTIMA - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

30 de jan de 2018

ANÚNCIO FALSO DOS CORREIOS NO FACEBOOK INSTALA VÍRUS NO PC DA VÍTIMA


A internet é uma armadilha, e quem não está esperto pode levar a pior. A mais nova dessas emboscadas circula pelo Facebook em forma de post patrocinado que leva para um site praticamente idêntico ao dos Correios, mas que baixa um arquivo .zip para infectar o computador da vítima.

O post circula livremente das redes sociais, uma vez que o Facebook não filtra seus anunciantes. A empresa apenas verifica se há algum problema caso algum usuário reporte alguma situação inadequada por meio das ferramentas da companhia.

A publicação se apresenta como o próprio site dos Correios, com link para uma página que se assemelha à área de rastreamento de encomendas da estatal. No entanto, não importa qual código de rastreamento seja colocado no campo de buscas, o site baixa um arquivo .zip com arquivos danosos à máquina.


No Facebook, a página utiliza o logo dos Correios como imagem de perfil, mas usa o nome “Rastreiototal”. O link, por sua vez, direciona para um outro domínio, chamado de “rastreioveloz”; nenhuma das marcas tem nada a ver com a estatal.

Em comunicado enviado ao Portal Olhar Digital, os Correios dizem estar investigando o caso, mas confirmam que a página não tem nada a ver com a empresa.

"Os Correios estão apurando o caso e acionarão os representantes do Facebook no Brasil para solucioná-lo. Como prestadores de serviços de interesse coletivo, assim como as instituições bancárias, a empresa é alvo frequente de ações de grupos ou pessoas com interesses mal intencionados. Os Correios alertam os seus clientes que não abram links que não sejam de seus canais oficiais de comunicação e reiteram que não enviam, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do cliente, tampouco concede permissão para que terceiros o façam em seu nome. Orientações como essa são disponibilizadas no site dos Correios (www.correios.com.br) e, também, na página oficial no Facebook (www.facebook.com/correios/)"

Via Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.