SAÚDE PÚBLICA: MUTIRÃO DE CIRURGIAS EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES PRETENDE ZERAR FILA DE ESPERA DO SUS - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

5 de dez de 2017

SAÚDE PÚBLICA: MUTIRÃO DE CIRURGIAS EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES PRETENDE ZERAR FILA DE ESPERA DO SUS

Quase um milhão de brasileiros precisam fazer uma cirurgia pelo SUS, mas não conseguem. A pesquisa é do Conselho Federal de Medicina, divulgada na última segunda-feira (4). Desse número, aproximadamente 750 pessoas estão esperando por um procedimento cirúrgico há mais de 10 anos. Enquanto os dados ratificam o problema recorrente na saúde pública brasileira, o município de Luís Eduardo Magalhães segue reestruturando a rede municipal de saúde a fim de garantir um atendimento digno e humanizado à população, e uma das metas para o alcance do objetivo é o Mutirão de Cirurgias. 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação já contemplou mais de 150 pacientes, os quais receberam gratuitamente a equipe médica e toda a estrutura necessária para o procedimento, além do acompanhamento após a intervenção. Já foram realizadas até o momento, 54 cirurgias otorrinolaringológicas (ouvido, nariz e garganta), 51 de retirada de nódulos, 27 vasectomias, além de operações de hérnias, laqueaduras, hemorroidas e retirada parcial da mama. Quem precisava se submeter à cirurgia de catarata também recebeu atendimento. A Prefeitura encaminhou 40 pacientes para o mutirão na cidade de Barra, custeando as despesas com hospedagem e transporte. Ademais, o Sistema Vida, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, viabilizou 86 procedimentos de cintilografias, cateterismo e litotripsia.
“Quando começamos a gestão, constatamos o grande número de pessoas que aguardavam há muito tempo por um procedimento cirúrgico. O Mutirão de Cirurgias foi sonhado e planejado em cada detalhe e seguimos o critério de maior tempo de espera, com prioridade para alguns casos mais graves. Nossa intenção é zerar a fila, um problema comum na maioria das cidades brasileiras”, comentou o prefeito Oziel Oliveira. 

Dona Márcia fez a cirurgia que necessitava e agora pretende se recuperar o mais rápido possível para retornar ao trabalho. Ela está feliz e tem certeza que a partir de agora, terá muito mais qualidade de vida. "As dores que tanto me incomodavam não serão mais problema. O trabalho feito pelos médicos foi maravilhoso”, comemorou. “Se fosse em outra época, eu teria que esperar muito tempo ou até mesmo me deslocar para outra cidade”, desabafou a dona de casa. 
Além das cirurgias, o balanço da Secretaria Municipal de Saúde demonstra que desde o início do ano, 939 pacientes foram atendidos pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), acolhidos pela casa de apoio em Salvador, e fornecidas 1.449 passagens para tratamento médico em outras cidades. 

Os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira e continuarão até o fim do mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.