PEDRAS VIVAS DA ROMÊNIA TÊM ESTRUTURAS INTERNAS SEMELHANTES A ÁRVORES! - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

6 de nov de 2017

PEDRAS VIVAS DA ROMÊNIA TÊM ESTRUTURAS INTERNAS SEMELHANTES A ÁRVORES!


Na Romênia, mais precisamente na cidade de Costeti, um fenômeno tão raro quanto intrigante se transformou na principal atração turística do local: as pedras vivas. Denominadas localmente como trovants, ou “pedras que crescem” em romeno, essas pedras possuem, geralmente, um aspecto normal. No entanto, o estudo dos minerais que a compõem apresentou alguns detalhes que as tornam únicas no mundo.

Segundo os especialistas, essas pedras possuem mais de 6 milhões de anos e teriam aparecido no mundo como pequenos seixos para, depois, alcançar tamanhos de até 10 metros. Não se trata de um crescimento brusco; mas, pelo contrário, elas demoram mil anos para crescer somente 4 ou 5 centímetros. 

Para descobrir como esse fenômeno de crescimento ocorre, os cientistas examinaram alguns exemplares. Uma vez abertos, eles encontraram uma estrutura muito semelhante à das árvores e dos anéis circulares que compõem o tronco. E, dessa forma, foi possível estimar a idade de algumas amostras.

As trovants são constituídas por areia sedimentada de uma bacia formada há seis milhões de anos. Junto com as areias, foram acumulados excessos de carbonato, que, quando chove, pressionam as camadas inferiores de sedimentos, fazendo com que elas aflorem e produzam protuberâncias”, afirmou um porta-voz do Museu Trovant.

Muitos pesquisadores acreditam que, por meio de processos que se dão em escala microscópica, as pedras poderiam “se reproduzir e até mesmo respirar”. Eles também afirmam que, se forem utilizados equipamentos especializados de alta sensibilidade, será possível detectar um estranho pulso no seu interior.

Como se tudo isso não fosse suficientemente estranho, as pedras são capazes de se mover 2,5 mm a cada 15 dias. Algo que obedeceria ao mesmo fenômeno pelo qual elas crescem, fazendo com que se inclinem para frente. Todas essas características têm levado alguns cientistas a acreditarem que as pedras “são formas de vida de silício com uma consciência própria”. 

Fonte: INFOBAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.