0

A ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, fez história ao ser empossada como secretária de Desenvolvimento Urbano do governo da Bahia. Antes dela, o único representante da região de Barreiras que havia sido secretário de Estado foi o saudoso deputado Tarcilo Veira de Melo nos distantes anos 50. Jusmari chega a esta condição por ser dona de uma trajetória singular na política do Oeste Baiano. É talvez a única que subiu degrau por degrau. Foi vereadora, presidente da Câmara, deputada estadual por várias legislaturas, deputada federal, prefeita de Barreiras e, agora, secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia. É preciso ter obstinação e força de vontade para escrever uma história de vida como essa. Conquista este espaço por sua experiência na vida pública e por sua força como uma das maiores lideranças políticas do Oeste Baiano.

Ao tomar posse na tarde desta sexta-feira, 22 de setembro, diante de um auditório lotado, ela reuniu na solenidade prefeitos, vereadores, lideranças políticas de quase todos os municípios da região, dando um pequena demonstração da força política que possui e do impacto positivo que sua nomeação provocará em toda região Oeste. Sem esconder a emoção, Jusmari disse que a nova missão que desempenhará não significa um desafio, mas uma nova experiência em sua vida. "Desafio foi chegar ao cerrado, ficar embaixo de uma lona preta, em condições precárias, operar um tratorzinho e plantar." Ela disse que aqueles que a perseguem o fazem por não perdoa-la por ela ter ousado tirar a região das mãos daqueles que pensam que são donos dos destinos do povo. "Eu sou do bem. Se eu não puder fazer o bem, o mal eu não faço" afirmou.

Um dos discursos que mais empolgou foi o do vice-governador João Leão. Com seu jeito descontraído lembrou que ele e Jusmari sempre estiveram em palanques diferentes mas que agora isso ficava no passado e que ambos fazem parte do mesmo time e que vão puxar a corda para o mesmo lado. "Somos do time do governador Rui Costa" frisou Leão, e garantiu que vai agilizar, o mais rápido possível, todas as demandas de Jusmari para que ela veja que não existe qualquer diferença.

Já o senador Otto Alencar, comandante do PSD, partido ao qual Jusmari é filiada, fez menção a artilharia pesada que foi disparada contra ela nos últimos dias por adversários políticos. Para Otto isso é fruto do desespero daqueles que estão perdendo espaço na região. "Jusmari não precisa responder nada disso. Ela vai responder é com o trabalho que será feito" frisou o senador. Ele enalteceu a nova secretária pela sua capacidade de trabalho e por ser uma das maiores lideranças políticas da história do Oeste Baiano.

O governador Rui Costa demonstrou, nas entrelinhas da sua fala, que sabe bem de onde vem os ataques promovidos contra Jusmari mas ressaltou que a conhece, sabe da sua capacidade de trabalho ao lado do seu esposo, o prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira e frisou que ela terá uma longa agenda de trabalho pela frente. Rui, lembrou ainda, que na campanha de Jaques Wagner encontrava no Oeste diversos carros com adesivos pedindo a separação da Bahia pois os governos anteriores não davam atenção a região. Ele frisou que depois dos governos de Wagner e agora na sua gestão, o movimento separatista praticamente desapareceu em função do trabalho que vem sendo feito e toda atenção que é dada ao Oeste Baiano. Para Rui a nomeação de Jusmari é mais uma demonstração do prestígio da região. "Tenho certeza Jusmari que mesmo os seus adversários políticos, lógico que eles não vão dizer isso, mas eles sentem orgulho por ter uma representante da região ocupando uma secretaria de Estado."

No final da solenidade a nova secretária recebeu das mãos do prefeito de Cristópolis, Gilson da Farmácia, um buquê de flores e os votos de que faça um grande trabalho. A nova secretária precisou ficar por um bom tempo pousando para fotos com diversas lideranças políticas do Oeste Baiano presentes à solenidade. E ao final agradeceu a todos que compartilharam com ela deste que é um dos dias mais importantes em sua vida política e, seguramente, proporcionará desdobramentos interessantes para a região.

A nomeação de Jusmari além de significar prestígio para o Oeste sinaliza também para a construção de um cenário político altamente positivo para o governador Rui Costa. Os adversários de Rui sentiram o impacto e, não foi por acaso, que partiram para o ataque em campo aberto. Sinal de que acusaram o golpe. Sabem da força eleitoral de Jusmari Oliveira, da sua liderança e sabem, sobretudo, que o governador fez uma jogada de mestre.

Fonte: Mural do Oeste.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo