NOTA DE REPÚDIO DE UM CRISTÃO AS MANIFESTAÇÕES SINDICAIS DE BARREIRAS COM O USO DE UM FUNERAL CRISTÃO.
Os cristãos, diante dos acontecimentos da recente “manifestação sindical de velório”, ocorrida na cidade de Barreiras, com claras manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e aos símbolos da fé cristã, em nome da verdade que cremos, vimos através desta, como pastores do Povo de Deus repudiar esse ato que fere de maneira desrespeitosa o valor da vida, morte e sacrifício diante de um momento de dor.
Um dos momentos mais delicados da existência humana é o confronto com a morte. Por mais que queiramos bem as pessoas que amamos, um dia teremos que nos despedir delas ou elas de nós. Por mais que tenhamos fé no Deus da vida e na ressurreição conquistada por Jesus Cristo e prometida a quem o segue, quando a morte chega, nós nos confrontamos com a dor, o sofrimento, o sentimento de vazio e a saudade. O funeral é parte de um amplo processo ritual de consolo cristão e construção da esperança em Cristo. No entanto, na última quarta – feira (16/08/17) foi vistos atos de desrespeito ocorridos em relação ao Ritual do Funeral Cristão. Com o uso de cantos e louvores fúnebres, uso de velas um dos maiores símbolos cristão que representa a luz de cristo – a vida e ressureição, ladainhas e palavras de ordem sobre um caixão com fotos e nomes de pessoas em vida. Esses atos afrontam claramente a fé cristã. Que jamais será teatral ou de encenação, a nossa fé é real de um Deus vivo que valoriza o amor. Como cristão devemos contribuir com o bem-estar da sociedade, pois somos, por força do Evangelho, construtores e promotores da liberdade e da paz e não à violência, ódio, rancor ou a morte.
Os manifestantes cometerem crime de profanação contra símbolos religiosos é principalmente contra a vida, dom de Deus, ferindo a todos os cristãos ao usarem um caixão e fazerem todo o ritual de um funeral cristão, utilizando símbolos do cristianismo de forma escandalosa, zombando e ridicularizando desse momento tão sério e doloroso em nossas vidas.
Essas manifestações de rua devem respeitar os cultos religiosos, não devem atacar símbolos religiosos. O Estado brasileiro laico tem que ser defendido, não se pode misturar política com religião. Sou a favor e defendo a realização das manifestações, mas eles não podem ultrapassar limites e ofender as religiões, é a vida das pessoas. Em relação à manifestação feita no plenário da Câmara Municipal de Barreiras, com a simulação de um velório e encomenda dos vereadores foi um ato que fere gravemente à vida e dignidade humana. Foi um ato completamente indevido e inapropriado transformar o plenário da Câmara em ato fúnebre.
Principalmente porquê esse espaço é um lugar em que muitas famílias barreirenses já velaram seus entes queridos e jamais pode conceder que este momento de dor seja transformado em encenação e profanação contra a fé.
Como cristão confirmo o seguimento a Jesus Cristo com o testemunho da beleza de nossa fé, na certeza de que devemos construir uma sociedade justa e igualitária através do respeito e amor ao próximo.
Com o apóstolo Paulo confessamos: “Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14.8).
(Nota veiculada via rede sociais) - Autor Desconhecido.
Post a Comment