0

Na manhã desta segunda-feira, 21 de agosto, o Prefeito de Barreiras Zito Barbosa concedeu entrevista ao radialista Jordan Araújo no programa Ronda da Cidade na Rádio Vale para falar de alguns assuntos envolvendo a atual administração municipal.

Dentre os assuntos abordados na entrevista, Zito esclareceu algumas dúvidas sobre os precatórios do antigo FUNDEF que entraram nos cofres da prefeitura e afirmou que a iniciativa de solicitar da Câmara de Vereadores autorização para antecipação desses recursos, era para dar inicio a obras de construção de escolas em Barreiras. O gestor ainda falou sobre os projetos de construção de novas escolas e de reforma e ampliação das já existentes que estão sendo concluídos para que as obras tenham inicio. Outro ponto importante destacado pelo gestor foi a ausência de movimentação dos sindicatos, principalmente do sindicatos dos professores em relação as verbas que Barreiras perde para o FUNDEB, o que teria gerado uma perda de aproximadamente 171 milhões de reais por não atender a demanda de matricula na mesma proporção do crescimento populacional nos últimos anos, o que corrigido daria um montante de cerca da 300 milhões reais de perda pro FUNDEB. Zito afirmou que os recursos dos precatórios serão utilizados para mudar essa realidade.


Outro importante tema tratado durante a entrevista foi a aprovação dos projetos de lei 09 e 10 pela Câmara Municipal de Vereadores. Zito afirmou que durante todo o processo de tramitação dos projetos, os sindicatos criaram diversos mitos para aterrorizar os servidores e que transformaram o momento em fatos políticos, tentando desenterrar figuras políticas que já haviam sido expulsas pelo povo barreirense. O Prefeito ainda afirmou que os sindicatos e suas representantes não podem afirmar que ele não dialoga, pois ainda na primeira semana de sua gestão ele já estava reunido com os três principais sindicatos de representação dos servidores municipais e que na semana posterior estava presente na assembléia destes que foi realizada na Câmara de Vereadores, onde assumiu o compromisso de pagar o salário atrasado de dezembro e assim o fez, cumprindo seu compromisso. O gestor ainda garantiu durante a sua fala que tem cumprido rigorosamente tudo o que foi acordado com os servidores em relação ao reajuste salarial e o pagamento em dias.

Para ele o dialogo passou a não existir no momento em que as representantes dos sindicatos se esqueceram da parte administrativa e foram para os ataques pessoais. Ele afirmou ainda que aqueles que deveriam ser os representantes dos servidores foram as grandes responsáveis pela ausência do dialogo.

Desmentindo alguns mitos criados a respeito dos projetos, Zito afirmou que são falsas as informações de que a nova lei acaba com a progressão horizontal, com a coordenação pedagógica que de acordo com ele irá aumentar, com a progressão vertical por capacitação e que os salários irão ser reduzidos pela retirada de direitos adquiridos e que isso ficará provado logo no final deste mês, quando os servidores receberão os seus pagamentos. O prefeito garantiu ainda que os salários continuarão sendo pagos em dia, dentro do mês e que isso tudo só é possível porque a sua gestão tem planejamento.

Para finalizar a sua participação no programa, o chefe do Poder Executivo Municipal afirmou que existem diversas ações judiciais de servidores que deram entrada em seus benefícios e que nunca foram contempladas, diferente dos apadrinhados por políticos e que hoje possuem todas as suas vantagens, o que mostra a deficiência do atual plano e que em breve pretende começar a discutir um novo Plano de Cargos e Salários e que esse debate não será feito com os sindicatos, mas com os servidores, inclusive aqueles que não são filiados a sindicatos. Em breve também deverá ser planejado a criação de um fundo para regularizar a vida destes servidores que estão requerendo por meio judicial os seus direitos e que nunca foram contemplados, o fundo deve priorizar os mais velhos e os servidores que enfrentam problemas de saúde. 

O gestor também parabenizou os 13 vereadores que votaram pela aprovação do projeto, para ele estes vereadores se preocuparam com o futuro de Barreiras e não com os aplausos no dia da votação. Zito afirmou ainda que não será prefeito de um grupo, mas será o prefeito de toda a população barreirense.

Confira a entrevista na íntegra:

Parte01

Parte02
Da redação Tv Web Barreiras.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo