CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DISCUTIU PROPOSTAS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

21 de ago de 2017

CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DISCUTIU PROPOSTAS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.


A Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães realizou no auditório do SENAR, no Sindicato dos Produtores Rurais do município, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” – uma referência ao Sistema Único de Assistência Social, criado em 2005 pelo Governo Federal.

O SUAS organiza as ações da pasta em dois tipos de proteção social: a primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social; a segunda é a Proteção Social Especial, dirigida a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos. Engloba também a oferta de benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade social. Ademais, gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.


A Conferência contou com a participação da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson; do vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Vanir Kolln; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Débora Francisco Teixeira; do palestrante convidado e vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Rodrigo Alves da Silva e de representantes de associações, dos usuários e trabalhadores do SUAS.

Precisamos fortalecer o Serviço Único de Assistência Social, que é o socorro para os usuários. É um suporte para se governar com mais justiça e igualdade e a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães tem feito muitos progressos neste setor. As pessoas não precisam mais dormir em filas para obter atendimento e hoje 4 unidades descentralizadas auxiliam no processo”, disse Rose Sanderson.

Durante as atividades foram debatidos quatro eixos distintos:

1- A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

2- Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

3- Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Após os debates, foram aprovadas 15 propostas para o município, duas para o Estado e 4 para a União, que serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional.

Gostaria de reafirmar a importância de todos os envolvidos para o ótimo resultado da Conferência. Eu acredito que as propostas aprovadas aqui vão ajudar a melhorar a vida de famílias e será motivo de muito orgulho para nós”, encerrou a secretária.

Ascom. Prefeitura LEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.