0

A Secretaria de Educação realizou na sexta-feira, 14, mais uma etapa da capacitação do Programa Formação Pela Escola (FPE). O módulo estudado, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) conta com a participação de vários agentes do setor, entre eles, gestores escolares. “É um momento importante para nós, principalmente os novatos, porque precisamos atualizar algumas informações e conhecer o funcionamento do PDDE”, comenta o gestor da escola Maria Francisca da Silva do povoado de Pontezinha, Wilian Neri.

Em cada módulo acontece dois encontros presenciais, quando é apresentada a metodologia do programa e apresentação da atividade final. O FPE é um programa de formação continuada que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Ana Cláudia Soares, entender o tema proposto é de fundamental importância. “Precisamos conhecer esse programa e como aplicá-lo de maneira responsável para garantir o uso efetivo dos valores”, confirma.


A tutora do FPE, Simone Silva explica que alguns agentes educacionais já tinham participado da formação anteriormente, mas à época, não houve continuidade. “Quando se trata de participação cidadã e controle social, é necessário que atores e público-alvo dominem dados e informações correlatas para estarem, ativamente, participando, conhecendo, enfim, exercendo plenamente seu papel em sua comunidade”, conclui.

O curso segue com novos módulos que abordam programas do FNDE. A secretária de Educação, Iléia Almeida lembra que apropriar-se do conteúdo é muito importante a toda comunidade escolar. “A formação não está restrita a setores da Secretaria de Educação, das escolas, conselhos, sindicatos, demais órgãos públicos diretos ou indiretos. Todo cidadão que queira conhecer e participar, está apto como cursista”, informa.

Texto e foto: Jackeline Bispo

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo