BARREIRAS: DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A HEPATITE TEVE AÇÃO DE PREVENÇÃO NO LEONÍDIA AYRES - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

25 de jul de 2017

BARREIRAS: DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A HEPATITE TEVE AÇÃO DE PREVENÇÃO NO LEONÍDIA AYRES


Antecipando o dia mundial contra a Hepatite, que será celebrado na próxima sexta-feira, 28, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA de Barreiras realizou hoje, 25, o dia D com orientações e prevenção às hepatites virais na Unidade de Saúde Leonídia Ayres.

Foram feito testes rápidos, com resultado em até 15 minutos, durante todo o dia. Conforme a Coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV e Hepatites virais, cerca de 50 pessoas por mês procuram o CTA para realizar os testes, um dado considerado baixo pela equipe. 
“Às vezes o medo de se expor e até a falta de conhecimento bloqueia as pessoas de vir realizar esses exames. O CTA funciona o ano todo, de segunda a sexta-feira, e a população precisa entender que essas doenças são silenciosas, é preciso redobrar a atenção, é necessário cuidar da saúde, da vida”, destacou Rosivani Fragoso.

Com um pouco de receio, dona Maria do Socorro, realizou o exame e percebeu que um simples ato pode preservar vidas. “Fiquei com medo de doer, é a primeira vez que faço esse exame e não doeu. O exame foi rápido e resultado deu negativo, o mais importante é saber que estou com saúde”, disse satisfeita.

A Hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, quando não diagnosticada e tratada pode causar cirrose, câncer do fígado e até a morte. O tratamento das Hepatites Virais é garantido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, inclusive com vacinação contra a Hepatite B. Além do CTA, as pessoas podem realizar testes rápidos ou exames, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Barreiras.


Diretoria de Comunicação - DIRCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.