0
Com a parceria, a prefeitura deverá contribuir para que um novo posto avançado de atendimento seja aberto até o mês de julho

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Prefeitura de Barreiras assinaram nesta terça-feira (20/6) termo de parceria e cooperação técnica para possibilitar o recadastramento biométrico dos eleitores do município. De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, o objetivo é biometrizar os 77.993 restantes até 19 de dezembro deste ano. 

Peço o apoio de todos os seguimentos da sociedade - principalmente vereadores, líderes comunitários, instituições de ensino e imprensa local - na convocação da população para o recadastramento biométrico. A parceria firmada com a prefeitura será fundamental para o sucesso dessa empreitada. Só alcançaremos nosso objetivo com o empenho geral”, declarou o desembargador Rotondano. 

Com a parceria, a prefeitura deverá instalar um posto avançado de atendimento na cidade. A previsão de funcionamento é o mês de julho. “Temos um prazo para fazer o recadastramento biométrico do eleitorado e ele é curto. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado. Com esse acordo, vamos disponibilizar o espaço do antigo shopping de Barreiras para montagem de ampla estrutura para biometria”, garantiu o prefeito Zito Barbosa. 


O comparecimento aos cartórios eleitorais para realização da biometria é obrigatório e quem não atender à convocação terá o título de eleitor cancelado. Com isso, o cidadão poderá ter restrições no CPF – o que pode acarretar dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, a exemplo do Bolsa Família – na emissão do passaporte, no recebimento de aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, na efetivação de matrícula em instituição de ensino superior, para tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos. 

O recadastramento biométrico é importante não somente para participação do cidadão no processo democrático, mas também para resguardar outros direitos, a exemplo dos benefícios sociais. Temos que convocar toda população e nosso dever começa em casa, avisando parentes e amigos sobre a biometria”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues de Souza. 

Além do presidente do TRE-BA, do prefeito de Barreiras e do presidente da Câmara, a cerimônia contou com a participação da juíza eleitoral, Marlise Freire Alvarenga, dos chefes de cartórios da 75ª e 70ª zonas eleitorais, André Luís Bastos e Edivaldo Pereira Santos, respectivamente; da secretária de Educação Municipal, Cátia Pereira Aires de Alencar; do procurador-geral do Município, Tulio Machado Viana e demais autoridades. 

Eleitor do Futuro em Barreiras 

Na ocasião, foi assinado também um termo de parceria entre a Secretaria de Educação Municipal da cidade e a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) para ampliação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ pelo interior do estado. A ideia de levar o projeto aos colégios dos municípios baianos segue determinação da diretora da EJE/BA, juíza Patrícia Cerqueira. Na cerimônia, a EJE/BA foi representada pela servidora Adriana Passos, coordenadora do Projeto Eleitor do Futuro.

TRE-BA

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo