CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: CICLISMO EM ALTA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

6 de jun de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: CICLISMO EM ALTA.


A preocupação com a saúde e principalmente com a boa forma está ficando cada dia mais visível em Barreiras. Passou a ser comum nas primeiras horas da manhã pessoas andando e correndo para atingir melhores condições físicas, perder as gordurinhas ou simplesmente manter a forma adquirida. 

Outro esporte em grande escala e crescendo dia a dia é o ciclismo. Seja de forma solitária ou em grupos organizados, os ciclistas estão tomando as pistas. Uma prática tanto diurna quanto noturna para qualquer idade. 

Momento então da Prefeitura pensar na demarcação e na construção de faixas de segurança para que se possa evitar acidentes. O ciclismo que teve início a mais de quinze anos atrás por iniciativa do fotógrafo Washington hoje está conquistando um espaço e fazendo com que mais adeptos adotem essa prática salutar que no momento precisa de maior segurança e maior empenho por parte do Gestor Público. 

Uma ideia seria construir no Parque de Exposições uma pista exclusiva para a pratica do ciclismo, onde esses atletas poderiam praticar esse esporte com segurança. Já fazem isso ainda de forma tímida, mas se rodarem em uma ciclovia seu aproveitamento seria infinitamente melhor. 

O ciclismo é um esporte aeróbico que melhora a circulação sanguínea e promove resultados benéficos para a saúde em curto espaço de tempo. Perder o peso excessivo, melhorar a respiração e contribuir para uma disposição faz dos ciclistas pessoas mais saudáveis e mais preparadas para enfrentar o labor do dia a dia. 

Não há duvida que se tornou um esporte preferido por atender qualquer faixa etária, porém é relativamente caro e exige equipamento e tecnologia para vez mais avançada. Esses atletas amadores precisam não só de ciclovia como de segurança, pois seus adeptos crescem à medida que a pratica se expande.

Na questão segurança já existe a Guarda Municipal que poderia prestar um relevante serviço de acompanhamento. Ocupar essa guarnição seria uma medida bem vinda, pois no raiar do dia e até na madrugada, os atletas que andam, correm ou pedalam estão tomando paulatinamente as ruas e os logradouros públicos. 

Vivemos momentos em que a violência cresce e que seria bem mais seguro contar com o apoio dessa guarda, realizando patrulhamento e dando assistência a essas praticas esportivas que estão mudando o comportamento das pessoas. 

Nesta questão o poder público deve evoluir para acompanhar com regularidade essa prática. 

Por seu lado o comercio especializado já está fazendo sua parte e investindo em equipamentos melhores e com reposição de peças bem eficiente. Mesmo assim o esporte quando completo e todo equipado ainda é caro e proibitivo para algumas pessoas, todavia, quando as ruas começarem a ser tomadas cada vez mais por esses atletas, estas condições poderão se tornar melhores e mais acessíveis.

Combater a obesidade, melhorar a respiração e proporcionar melhores condições de saúde é o resultado fundamental do ciclismo, entre outros benefícios que fazem desse esporte um dos mais difundidos e procurados nos últimos tempos. 

Basta criar condições melhores e mais seguras, o resto já está sendo feito.

A crônica de hoje é dedicada ao amigo Alvaro, a Luciene no bairro do Ribeirão e ao amigo ciclista e incentivador do esporte Washington.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.