CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: CICLISMO EM ALTA.
A preocupação com a saúde e principalmente com a boa forma está ficando cada dia mais visível em Barreiras. Passou a ser comum nas primeiras horas da manhã pessoas andando e correndo para atingir melhores condições físicas, perder as gordurinhas ou simplesmente manter a forma adquirida.
Outro esporte em grande escala e crescendo dia a dia é o ciclismo. Seja de forma solitária ou em grupos organizados, os ciclistas estão tomando as pistas. Uma prática tanto diurna quanto noturna para qualquer idade.
Momento então da Prefeitura pensar na demarcação e na construção de faixas de segurança para que se possa evitar acidentes. O ciclismo que teve início a mais de quinze anos atrás por iniciativa do fotógrafo Washington hoje está conquistando um espaço e fazendo com que mais adeptos adotem essa prática salutar que no momento precisa de maior segurança e maior empenho por parte do Gestor Público.
Uma ideia seria construir no Parque de Exposições uma pista exclusiva para a pratica do ciclismo, onde esses atletas poderiam praticar esse esporte com segurança. Já fazem isso ainda de forma tímida, mas se rodarem em uma ciclovia seu aproveitamento seria infinitamente melhor.
O ciclismo é um esporte aeróbico que melhora a circulação sanguínea e promove resultados benéficos para a saúde em curto espaço de tempo. Perder o peso excessivo, melhorar a respiração e contribuir para uma disposição faz dos ciclistas pessoas mais saudáveis e mais preparadas para enfrentar o labor do dia a dia.
Não há duvida que se tornou um esporte preferido por atender qualquer faixa etária, porém é relativamente caro e exige equipamento e tecnologia para vez mais avançada. Esses atletas amadores precisam não só de ciclovia como de segurança, pois seus adeptos crescem à medida que a pratica se expande.
Na questão segurança já existe a Guarda Municipal que poderia prestar um relevante serviço de acompanhamento. Ocupar essa guarnição seria uma medida bem vinda, pois no raiar do dia e até na madrugada, os atletas que andam, correm ou pedalam estão tomando paulatinamente as ruas e os logradouros públicos.
Vivemos momentos em que a violência cresce e que seria bem mais seguro contar com o apoio dessa guarda, realizando patrulhamento e dando assistência a essas praticas esportivas que estão mudando o comportamento das pessoas.
Nesta questão o poder público deve evoluir para acompanhar com regularidade essa prática.
Por seu lado o comercio especializado já está fazendo sua parte e investindo em equipamentos melhores e com reposição de peças bem eficiente. Mesmo assim o esporte quando completo e todo equipado ainda é caro e proibitivo para algumas pessoas, todavia, quando as ruas começarem a ser tomadas cada vez mais por esses atletas, estas condições poderão se tornar melhores e mais acessíveis.
Combater a obesidade, melhorar a respiração e proporcionar melhores condições de saúde é o resultado fundamental do ciclismo, entre outros benefícios que fazem desse esporte um dos mais difundidos e procurados nos últimos tempos.
Basta criar condições melhores e mais seguras, o resto já está sendo feito.
A crônica de hoje é dedicada ao amigo Alvaro, a Luciene no bairro do Ribeirão e ao amigo ciclista e incentivador do esporte Washington.
Post a Comment