0

As comemorações de 500 anos da Reforma Protestante trazida por Martinho Lutero abriram espaço para o surgimento de uma nova forma de provocação religiosa na Europa: o envolvimento da robótica no cristianismo.

Na cidade alemã de Wittengerb, protestantes que promovem exposições marcando o meio milênio que nos separa da revolução promovida por Lutero revelaram um robô capaz de abençoar as pessoas.

Batizada de BlessU-2, a máquina conta com uma tela sensível ao toque e fala cinco idiomas — alemão, inglês, francês, espanhol e polonês. Ela recita passagens bíblicas enquanto solta luzes pelas mãos e ainda manda um "Deus te abençoe e proteja" no final. Se quiser, o abençoado pode solicitar uma cópia impressa das palavras robóticas.

"Queríamos que as pessoas considerassem se é possível ser abençoado por uma máquina, ou se um humano é necessário", disse ao The Guardian Stephan Krebs, protestante por trás da iniciativa. "A ideia é provocar debate."

De acordo com ele, não se pretende usar robôs para assumir o lugar padres — uma ideia tentadora, tendo em vista que a Europa passa por um período de baixa na quantidade de líderes cristãos. Uma máquina "jamais poderia substituir o cuidado pastoral", afirmou. "Não queremos robotizar o trabalho da nossa igreja, apenas ver se podemos trazer uma perspectiva teológica a uma máquina."

Fonte: Olhar Digital

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo